Título: POSSIBILIDADES DE EXPLORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE CAMPANHAS EDUCATIVAS RACIAIS
Título alternativo: EXPLORATION POSSIBILITIES OF RACIAL EDUCATIONAL CAMPAIGNS STRATEGIES
Autoria de: Camila Lessa do Carmo
Orientação de: Helena Maria Ferreira
Presidente da banca: Helena Maria Ferreira
Primeiro membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira
Segundo membro da banca: Isabella Bacha Ferreira
Terceiro membro da banca: Isabela Vieira Lima
Palavras-chaves: Ensino da leitura, Multissemiose, Campanhas educativas, Temas transversais, Estratégias de Leitura.
Data da defesa: 26/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 30/06/2021
Data da publicação: 30/06/2021
Referência: Carmo, C. L. d. POSSIBILIDADES DE EXPLORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE CAMPANHAS EDUCATIVAS RACIAIS. 2021. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Diante das novas tecnologias e das novas formas de acesso à comunicação e informação, bem como os novos textos que passaram a integrar o cotidiano social, foram necessárias novas estratégias para o ensino de leitura de língua materna. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo discutir sobre as campanhas educativas e como esse gênero está inserido na sociedade contemporânea, bem como por demonstrar a importância do trabalho com os textos multissemióticos para a formação de leitor crítico. Para a realização deste trabalho foram utilizados como base teórica Joly (1994), Solé (1998), Ferreira, Villarta-Neder, Vieira (2015), Ferreira (2020) e Ferreira (2019). Assim, buscouse desenvolver uma pesquisa teórica que contemplasse as práticas de leitura, a teoria da multissemiose o gênero campanhas educativas. Em um segundo momento, procurou-se analisar as campanhas educativas que tratassem da questão racial na sociedade brasileira. Além disso, foram propostas atividades que explorassem estratégias de leitura e a
Abstract: Given the new technologies and new forms of access to communication and information, as well as the new texts that have become part of the social routine, new strategies for teaching reading in the mother tongue were needed. Thus, this work aims to discuss educational campaigns and how this genre is inserted in contemporary society, as well as to demonstrate the importance of working with multisemiotic texts for the formation of critical readers. To carry out this work, Joly (1994), Solé (1998), Ferreira, Villarta-Neder, Vieira (2015), Ferreira (2020) and Ferreira I. (2019) were used as the theoretical basis. Thus, we sought to develop a theoretical research that contemplated the reading practices, the theory of multisemiosis, we sought to develop a theoretical research that contemplated the reading practices, the theory of multisemiosis and the genre of educational campaigns. In a second moment, an attempt was made to analyze the educational campaigns that dealt with the racial issue in Brazilian society. In
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201620786
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47962
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Camila Lessa do Carmo e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo