Título: O Humor no Texto Multimodal para Ensino- Aprendizagem da Língua Inglesa do Riso ao Pensamento Crítico
Título alternativo: THE HUMOR IN THE MULTIMODAL TEXT FOR ENGLISH LANGUAGE TEACHING-LEARNING FROM LAUGHTER TO CRITICAL THINKING
Autoria de: Joyce dos Santos Honorio
Orientação de: Tania Regina de Souza Romero
Presidente da banca: Tania Regina de Souza Romero
Primeiro membro da banca: Maria Eugenia Batista
Segundo membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira
Terceiro membro da banca: Helena Maria Ferreira
Palavras-chaves: Humor, Multimodalidade Textual, Língua Inglesa, LSF, GDV
Data da defesa: 20/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 10/06/2021
Data da publicação: 10/06/2021
Referência: Honorio, J. d. S. O Humor no Texto Multimodal para Ensino- Aprendizagem da Língua Inglesa do Riso ao Pensamento Crítico. 2021. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente trabalho consiste na apresentação de análises de textos multimodais por Almeida (2015), especificamente dos textos presentes do livro didático ALIVE HIGH ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? 2º ano EM PNLD 2???????????????????????????????????????????????????????????????? edição do ano de 2016, correspondentes às seguintes unidades Unit 1 ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? Making Connections, Unit 2 ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? Digital Security e Unit 7- It´s on TV. Destas unidades foram tiradas imagens de acordo com os gêneros comic strip, cartoon e infographic. O trabalho tem como objetivo analisar esses textos com base nas teorias da Linguística Sistêmico funcional de Halliday e Matthiessen (2004), e na Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen (2006), também levando em consideração os aspectos tecnológicos e humorísticos contidas nelas, exemplificando os impactos social e cultural que eles podem significar na vida das pessoas. A Linguística Sistêmico Funcional (LSF) e a Gramática do Design Visual (GDV) compõem a base teórica do estudo por propiciar análises da língua em uso, considerando o contexto de situação e cultura na construção de significados representacionais, interativos e composicionais. A abordagem sistêmico-funcional me possibilita analisar as escolhas léxico-gramaticais feitas a partir do campo (o que está sendo falado eou escrito), das relações de interação com os participantes envolvidos no processo, e do modo que diz respeito à forma como a mensagem é transmitida . A gramática do design visual, baseada na LSF, é voltada para a análise de imagens que, assim como a língua, apresenta um repertório de escolhas com a função de representar não só o que é visto, mas a forma como a imagem é representada e a sua interação com os participantes envolvidos dentro de um contexto específico. Para a elaboração do trabalho, serviram como embasamento teórico alguns autores como Batista (2012), Halliday e Matthiessen (2004) e Kress e Van Leeuwen (2006). Optei por trabalhar com imagens pensando em como elas estão presentes no contexto social dos alunos e podem estar mais presentes nas salas de aula, visando a formação crítica de nossos alunos, conhecedores e agentes transformadores da realidade em que estão inseridos. Os resultados finais apontam para a predominância de significados representacionais, responsáveis pela estrutura e pela forma como os participantes estão envolvidos em determinadas ações e circunstâncias, construídos por meio das imagens retiradas do livro didático. O trabalho com textos multimodais permite ir além da análise da gramática visual em sala de aula. Ele permite que os aprendizes possam perceber a representação contida em imagens presentes em seus contextos sociais, interpretá-las e melhor compreender como as interações são construídas a partir delas.
Abstract: The present work consists of the presentation of analyzes of multimodal texts by Almeida (2015), specifically of the texts present in the textbook ALIVE HIGH - 2nd year IN PNLD 2nd edition of the year 2016, corresponding to the following units Unit 1 - Making Connections, Unit 2 - Digital Security and Unit 7- It´s on TV. From these units, images were taken according to the genres comic strip, cartoon and infographic. The work aims to analyze these multimodal texts based on the theories of functional Systemic Linguistics and the Grammar of Visual Design also taking into account the technological and humorous aspects contained in them, exemplifying the social and cultural impacts that they can have on peoples lives. Functional Systemic Linguistics (LSF) and Visual Design Grammar (GDV) make up the theoretical basis of the study for providing analyzes of the language in use, considering the context of situation and culture in the construction of representational, interactive and compositional meanings. The systemic-functional approach allows us to analyze the lexical-grammatical choices made from the field (what is being spoken and or written), the interaction relationships with the participants involved in the process, and the way it relates to how the message is transmitted. The grammar of visual design, based on the LSF, is focused on the analysis of images that, like the language, presents a repertoire of choices with the function of representing not only what is seen, but the way the image is represented and their interaction with the participants involved within a specific context. For the elaboration of this study, some authors such as Batista (2012), Halliday and Matthiessen (2004) and Kress and Van Leeuwen (2006) served as theoretical basis. We opted to work with images thinking about how they are present in the students social context and can be more present in the classrooms, aiming at the critical formation of our students, experts and agents that transform the reality in which they are inserted. The final results point to the predominance of representational meanings, responsible for the structure and the way the participants are involved in certain actions and circumstances, constructed through the images taken from the textbook. Working with multimodal texts allows you to go beyond the analysis of visual grammar in the classroom. It allows learners to perceive the representation contained in images present in their social contexts, to interpret them and to better understand how interactions are built from them.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201611314
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47565
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Joyce dos Santos Honorio e Universidade Federal de Lavras
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