Título: THE PRODUCTION OF THE INICIAL VOWEL EPENTHESIS IN CLUSTERS st AND sp BY ENGLISH LEARNERS AS L2 AN INTERPHONOLOGY STUDY BASED ON THE COBAI CORPUS
Título alternativo: THE PRODUCTION OF THE INICIAL VOWEL EPENTHESIS IN CLUSTERS st AND sp BY ENGLISH LEARNERS AS L2 AN INTERPHONOLOGY STUDY BASED ON THE COBAI CORPUS
Autoria de: Alyne Ribeiro Souza Afonso
Orientação de: Raquel Marcia Fontes Martins
Presidente da banca: Raquel Márcia Fontes Martins
Primeiro membro da banca: Gasperim Ramalho de Souza
Segundo membro da banca: Sheilla Maria Resende
Terceiro membro da banca: Marciano Renato Ribeiro
Palavras-chaves: Epêntese vocálica, aquisição de segunda língua, língua inglesa, interlíngua, sistemas adaptativos complexos.
Data da defesa: 01/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 17/06/2021
Data da publicação: 17/06/2021
Referência: Afonso, A. R. S. THE PRODUCTION OF THE INICIAL VOWEL EPENTHESIS IN CLUSTERS st AND sp BY ENGLISH LEARNERS AS L2 AN INTERPHONOLOGY STUDY BASED ON THE COBAI CORPUS. 2021. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Esta pesquisa descreve e analisa a pronúncia dos falantes nativos do português brasileiro durante o processo de aquisição da língua inglesa como segunda língua, a qual apresenta, como ponto central, a produção do fenômeno da epêntese vocálica ? em posição inicial das palavras da língua inglesa, iniciadas com os encontros consonantais (clusters) st e sp. Os dados foram coletados dados por meio das gravações dos informantes que compõem o corpus COBAI, (Corpus de Brasileiros Aprendizes de Inglês) coordenado pelos professores da Universidade Federal de Minas Gerais, Heliana Ribeiro de Melo e Tomaso Raso (2012). A pesquisa está embasada na teoria da Aquisição de Segunda Língua como um Sistema Adaptativo Complexo (LARSEN-FREEMAN, 1997) e na teoria da Interlíngua (SELINKER, 1972). A escolha dos informantes se deu pelo critério das variáveis disponíveis nos metadados, a saber tempo de estudo de inglês em escola de idioma e na universidade, intercâmbio em país anglófono e fluência outros idiomas. Para além disso, foram analisados, no total, dez aprendizes brasileiros de língua inglesa divididos em grupos de dois aprendizes em cada variável. Com base na análise realizada, foi possível verificar que o percentual de ocorrências com o fenômeno linguístico da epêntese vocálica varia em cada grupo devido aos fatores que interferem no processo de aquisição de segunda língua de cada indivíduo.
Abstract: This research describes and analyzes the pronunciation of Brazilian Portuguese native speakers during the process of acquiring English as a second language, which presents, as a central point, the production of the phenomenon of vowel epenthesis ? in the English languages initial position, which starts with the cluster st and sp. The data were collected through the recordings of the informants who compose the corpus COBAI (Corpus of Brazilian English Learners) coordinated by the professors of the Federal University of Minas Gerais, Heliana Ribeiro de Melo and Tomaso Raso (2012). The research is based on the Second Language Acquisition theory as a Complex Adaptive System (LARSEN-FREEMAN, 1997) and the Interlingua theory (SELINKER, 1972). The choice of informants was based on the criteria of the variables available in the metadata, namely time spent studying English in a language school and university, exchanges in an English-speaking country and fluency in other languages. Furthermore, ten Brazilian English language learners were analyzed, divided into groups of two learnings in each variable. Based on the analysis carried out, it was possible to verify that the percentage of occurrences with the linguistic phenomenon of vowel epenthesis varies in each group due to the factors that interfere in acquiring a second language for each individual.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201520841
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47775
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Alyne Ribeiro Souza Afonso e Universidade Federal de Lavras
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