Título: COESÃO REFERENCIAL E ANÁLISE LINGUÍSTICA REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Título alternativo: REFERENTIAL COHESION AND LINGUISTIC ANALYSIS REFLECTIONS ON PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING
Autoria de: Leticia Silva Ribeiro
Orientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira
Presidente da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira
Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira
Segundo membro da banca: Daniela Jakubaszko
Palavras-chaves: Coesão, ensino, português, análise linguística, BNCC
Data da defesa: 17/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 31/08/2020
Data da publicação: 31/08/2020
Referência: Ribeiro, L. S. COESÃO REFERENCIAL E ANÁLISE LINGUÍSTICA REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA . 2020. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo explorar, através de uma perspectiva da análise linguísticasemiótica, o ensino de língua portuguesa acerca do tema coesão referencial, sugerindo, mediante a comentários e reflexões, possíveis abordagens dessa temática na sala de aula. O ensino de línguas pautado na gramática tradicional tem raízes antigas, mas, atualmente, a partir de novos estudos desenvolvidos, tem dado lugar a uma abordagem funcional da língua, que contribuem melhor para que os alunos desenvolvam as competências almejadas pelo ensino. Os próprios documentos oficiais que trazem diretrizes para o ensino da língua consideram a perspectiva da análise linguística, reafirmando a necessidade de se promover uma mudança nas metodologias que abordam a língua a partir da perspectiva descritiva, em que fatores da língua em uso são desconsiderados ou pouco elaborados. As reflexões realizadas são baseadas nas contribuições de autores como Antunes (2012) Mendonça (2006) a fim de demonstrar como a abordagem da Anális
Abstract: This paper aims to explore, through a perspective of linguistic semiotic analysis, the teaching of Portuguese language on the theme of referential cohesion, suggesting, through comments and reflections, possible approaches to this theme in the classroom. The teaching of languages based on traditional grammar has old roots, but, nowadays, based on new studies developed, it has given way to a functional approach to language, which contribute better for students to develop the skills desired by teaching. The official documents that provide guidelines for the teaching of the language consider the perspective of linguistic analysis, reaffirming the need to promote a change in methodologies that address the language from the descriptive perspective, in which factors of the language in use are disregarded or little considered. elaborated. The reflections made are based on the contributions of authors such as Antunes (2012) Mendonça (2006) in order to demonstrate how the Linguistic Analysis approach can positively
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20201201611313
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45284
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Leticia Silva Ribeiro e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo