Título: REFLEXÕES SOBRE O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Título alternativo: REFLECTIONS ON THE TREATMENT OF LANGUAGE VARIATION IN SCHOOLS OF EDUCATIONAL SCHOOL II
Autoria de: Beatriz de Fátima Elias
Orientação de: Valter Pereira Romano
Presidente da banca: Valter Pereira Romano
Primeiro membro da banca: Andrea Portolomeos
Segundo membro da banca: Laíza Aparecida de Lima Mendonça
Palavras-chaves: Variação linguística, Ensino, Livro didático, Norma Culta, Preconceito Linguístico.
Data da defesa: 25/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 09/12/2019
Data da publicação: 09/12/2019
Referência: Elias, B. d. F. REFLEXÕES SOBRE O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2019. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer reflexões sobre o tratamento da variação linguística na educação básica a partir da análise de uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa destinada ao Ensino Fundamental II. Para isso, usaremos como base teórica os trabalhos de Bortoni-Ricardo (2004), Bagno (2002), Ilari e Basso (2011), Paim (2016), entre outros, que fundamentam a análise descritiva empreendida. Ao fim, constatamos que os livros didáticos se preocupam em apresentar as variações e que a escola e o professor devem buscar conhecer a realidade dos alunos e assim superar os preconceitos referentes à língua e buscar meios para que possamos chegar ao ensino de uma linguagem padrão, que é um direito do aluno, sem desmerecer a linguagem não padrão.
Abstract: The present work aims to make reflections on the treatment of linguistic variation in basic education from the analysis of a collection of Portuguese language textbooks for Elementary School II. To do so, use as theoretical basis the works of Bortoni-Ricardo (2004), Bagno (2002), Ilari and Basso (2011), Paim (2016), among others, which underlie a descriptive analysis employed. In the end, we found that textbooks are concerned with presenting as changes and what the school and teacher should seek to know the reality of students and thus overcome the prejudices related to language and seek ways to access the teaching of a standard language. which is a student right, without belittling a non-standard language.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20192201611626
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44729
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Beatriz de Fátima Elias e Universidade Federal de Lavras
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