Título: UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DIDÁTICAS DIRECIONADAS ÀS NECESSIDADES DO ALUNO BRASILEIRO NA ÁREA DE PRONÚNCIA DA LÍNGUA INGLESA
Título alternativo: A SEQUENCE OF DIDACTIC ACTIVITIES AIMED AT BRAZILIAN STUDENTS???? NEEDS IN THE ARE OF ENGLISH PRONUNCIATION
Autoria de: João Paulo Terra Furtado
Orientação de: Tufi Neder Neto
Presidente da banca: Tufi Neder Neto
Primeiro membro da banca: Maria Eugenia Batista
Segundo membro da banca: Tania Regina de Souza Romero
Palavras-chaves: Pronúncia da Língua Inglesa, Ensino de Inglês, Produção de Atividades de Pronúncia, Instrução Explícita, Ensino Comunicativo
Data da defesa: 22/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 09/12/2019
Data da publicação: 09/12/2019
Referência: Furtado, J. P. T. UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DIDÁTICAS DIRECIONADAS ÀS NECESSIDADES DO ALUNO BRASILEIRO NA ÁREA DE PRONÚNCIA DA LÍNGUA INGLESA. 2019. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver uma sequência atividades didáticas relacionadas à pronúncia da Língua Inglesa com foco no cenário de aprendizado brasileiro. Muitos professores acabam por conceder ao ensino de pronúncia tratamento escasso ou inexistente, muitas vezes devido à ????falta de instrução formal???? (RICKETSS apud FOOT et al, 2014, p.22). Além disso, muitos materiais didáticos, apesar de constituírem o principal recurso utilizado pelo professor, ainda carecem de atividades relacionadas ao ensino dos aspectos fonético-fonológicos da língua inglesa (RICKETSS, 2014). Tentando mudar este cenário, foi realizada uma pesquisa quanto à história e metodologia de produção dos materiais didáticos relacionados ao ensino de pronúncia. Em seguida, dentre as diversas dificuldades experienciadas pelos aprendizes brasileiros e relatadas nos estudos, foi elencado o trabalho com a pronúncia do morfema ????ed????, usado em verbos e adjetivos em Inglês. Para tal, foi utilizada uma metodologia de ensino que contemplasse o ensino comunicativo de pronúncia (CELCE-MURCIA, 2010 ALVES 2004) e a importância da instrução explícita (ALVES, 2004).
Abstract: This research aimed to develop a sequence of didactic activities related to English pronunciation, focusing on Brazilian learners. Many teachers end up giving pronunciation teaching scarce or non-existent treatment, often due to ????lack of formal instruction???? (RICKETSS apud FOOT et al, 2014, p.22). In addition, many teaching materials, despite being the main resource used by the teacher, still have few activities related to the teaching of phonetic-phonological aspects of the English language (RICKETSS, 2014). In an attempt to change this scenario, a research was conducted on the history and methodology of producing teaching materials related to pronunciation teaching. Then, among the many difficulties experienced by Brazilian learners reported by the studies, the work with the pronunciation of the morpheme ed, used in English verbs and adjectives, was chosen. In order to do so, a methodology that contemplated communicative pronunciation teaching (CELCE-MURCIA, 2010 ALVES 2004) and the importance of explicit instruction was used.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20192201610342
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44415
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: João Paulo Terra Furtado e Universidade Federal de Lavras
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