Título: AS REPRESENTAÇÕES DO FEMININO EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS E A OBJETIFICAÇÃO DOS CORPOS
Autoria de: Mirella Rosa Silveira
Orientação de: Helena Maria Ferreira
Presidente da banca: Helena Maria Ferreira
Primeiro membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira
Segundo membro da banca: Amanda Jackeline dos Santos Silva
Palavras-chaves: Anúncio publicitário, Gramática do Design Visual, Objetificação feminina, multiletramento, multissemioses
Data da defesa: 22/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 11/12/2019
Data da publicação: 11/12/2019
Referência: Silveira, M. R. AS REPRESENTAÇÕES DO FEMININO EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS E A OBJETIFICAÇÃO DOS CORPOS. 2019. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O presente trabalho busca explicitar, a partir da análise de anúncios publicitários selecionados, a ocorrência da objetificação de corpos femininos, utilizando-se para isso, aportes teóricos com a Gramática do Design Visual (GDV), a Pedagogia dos Multiletramentos, entre outros. Foram utilizados autores como Kress e Van Leeuwen (2006), Rojo (2013), Marcuschi (2005), bem como autoras que discutem sobre as diferenças de gênero e a sexualização da mulher, sendo essas Pintanguy (2017), Costa (2018), entre outras. O trabalho tem como objetivo analisar recursos linguísticos, semióticos e discursivos que evidenciam a construção de um projeto de dizer em que se observa indícios de objetificação da mulher. Nesse sentido, este trabalho se justifica pela busca de desnaturalizar os discursos que circulam na sociedade e que podem influenciar na manutenção de estereótipos, preconceitos e de discriminações. Para a realização do trabalho, foi feita a escolha de três anúncios publicitários, a fim de problematizar as escolhas dos recursos utilizados em sua produção. Para a análise, buscou-se adotar a Gramática do Design Visual (GDV) como base teórica. A partir do trabalho realizado, constatou-se usos padronizados de recursos linguísticos e semióticos em relação a esses corpos, que são utilizados como objetos de venda no sistema capitalista. Além disso, ficou evidenciada a relevância de problematizar esse tipo de gênero textual, com vistas a formar cidadãos críticos e engajados socialmente.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20192201610335
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44715
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Mirella Rosa Silveira e Universidade Federal de Lavras
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