Título: UM OLHAR SOBRE A FICÇÃO POLICIAL DA ??IDADE DE OURO?? A PARTIR DO ROMANCE O MISTERIOSO CASO DE STYLES (1920), DE AGATHA CHRISTIE
Autoria de: Mirella Alves de Lima
Orientação de: Isabel Cristina Rodrigues Ferreira
Presidente da banca: Isabel Cristina Rodrigues Ferreira
Primeiro membro da banca: Patrícia Vasconcelos Almeida
Segundo membro da banca: Rodrigo Garcia Barbosa
Palavras-chaves: Literatura de massa, Romance policial, Agatha Christie, Idade de Ouro, O Misterioso Caso de Styles
Data da defesa: 01/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 26/11/2019
Data da publicação: 26/11/2019
Referência: Lima, M. A. d. UM OLHAR SOBRE A FICÇÃO POLICIAL DA ??IDADE DE OURO?? A PARTIR DO ROMANCE O MISTERIOSO CASO DE STYLES (1920), DE AGATHA CHRISTIE. 2019. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Um dos gêneros mais frutíferos da literatura de massa é o romance policial, cujas origens são trivialmente vinculadas a Edgar Allan Poe, no século XIX. Desde então, um extenso rol de escritores geograficamente dispersos pelo mundo tomaram a trilha inaugurada pelo autor. Entre eles encontra-se a britânica Agatha Christie, a autora mais prolífera da intitulada ??Idade de Ouro da ficção policial??, época abarcada pelas duas Grandes Guerras do século XX considerada o ápice da literatura detetivesca. O objetivo central deste trabalho é apresentar as principais características dos romances policiais do referido período e indicar as suas ocorrências na obra O Misterioso Caso de Styles (1920), romance de Agatha Christie frequentemente apontado como o marco inicial da Idade de Ouro. Intenciona-se ainda expor alguns dos motivos que converteram Christie em uma das maiores referências da literatura detetivesca, bem como esboçar uma historiografia do gênero policial até a atualidade e fazer algumas breves considerações a respeito da literatura policial brasileira. Para isso, este estudo utiliza como embasamento teórico trabalhos de estudiosos da área, tais como Albuquerque (1979), Boileau e Narcejac (1991) e James (2012). Por fim, comprova-se que as características que se tornariam arquetípicas da Idade de Ouro encontram-se reunidas no romance analisado. Constata-se também que a engenhosidade de seus enredos é o principal legado de Christie e que, independentemente do que alegam críticos e aficionados, o gênero policial possui uma existência autônoma e não pode ser ignorado.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20192201520072
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44736
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Mirella Alves de Lima e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo