Título: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A PERSPECTIVA DAS PRÁTICAS DA ANÁLISE LINGUÍSTICA
Autoria de: Cássia Resende Santos
Orientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira
Presidente da banca: Mauricéia Silva de Paula Vieira
Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira
Segundo membro da banca: Luana Nayara Pena
Palavras-chaves: Análise Linguística, Ensino, Língua Portuguesa, Livro didático, Competência comunicativa
Data da defesa: 02/12/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 09/12/2019
Data da publicação: 09/12/2019
Referência: Santos, C. R. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A PERSPECTIVA DAS PRÁTICAS DA ANÁLISE LINGUÍSTICA . 2019. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O presente trabalho elege como tema a análise linguística no ensino de língua portuguesa. No qual o objetivo é refletir sobre o ensino de língua portuguesa ancorado nas práticas linguísticas articulada à leitura e à produção textual. Para isso, busca situar a análise linguística em relação às práticas de leitura e produção textual. Entende-se por análise linguística uma prática reflexiva no ensino de língua portuguesa, que objetiva desenvolver os conhecimentos linguísticos e suas respectivas práticas discursivas e o uso e adequação dos elementos linguísticos no contexto social do aluno. O quadro teórico foi embasado em autores como Geraldi (1997), Antunes (2010), Mendonça (2006), Amaral (2010) entre outros. Para ilustrar e complementar a discussão teórica, foram analisados dois livros didáticos destinados ao 8º ano do ensino fundamental. A justificativa deste trabalho é ancorada na necessidade de enfatizar as práticas de análise linguística no ensino de língua portuguesa, de modo mais específico, no campo da gramática, haja visto que essa área carece de ação de práticas e conhecimentos metodológicos que propõem o ensino reflexivo e contextualizado da língua. Os resultados indicam que o trabalho com a análise linguística é ainda incipiente, mas já se faz presente em atividades pautadas em gêneros textuais que circulam socialmente. Indicam, ainda, que ao lado de atividades que exploram a reflexão do aprendiz sobre os conhecimentos linguísticos, há a presença de atividades cujo foco é a reflexão metalinguística, amparadas em uma perspectiva da gramática normativa tradicional.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20192201510490
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44786
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Cássia Resende Santos e Universidade Federal de Lavras
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