Título: ENCONTROS CONSONANTAIS HETEROSSILÁBICOSUMA ANÁLISE DA ESCRITA DE ALUNOS DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Título alternativo: HETEROSILABIC CONSONANT MEETINGS A WRITING ANALYSIS OF STUDENTS FROM 1ST TO 3ND YEARS OF EDUCATIONAL SCHOOL
Autoria de: Laise Possato
Orientação de: Raquel Marcia Fontes Martins
Presidente da banca: Tufi Neder Neto
Primeiro membro da banca: Márcia Fonseca de Amorim
Segundo membro da banca: Laíza Aparecida de Lima Mendonça
Palavras-chaves: Aquisição da linguagem, Escrita infantil, Encontro CVC, Ortografia, Sílaba.
Data da defesa: 27/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 09/12/2019
Data da publicação: 09/12/2019
Referência: Possato, L. ENCONTROS CONSONANTAIS HETEROSSILÁBICOSUMA ANÁLISE DA ESCRITA DE ALUNOS DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2019. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O presente trabalho busca investigar a aquisição da escrita de encontros consonantais heterossilábicos ou encontros CVC por meio de uma pesquisa realizada em duas escolas, uma pública, situada no município de Ribeirão Vermelho - MG, e outra particular, situada no município de Lavras. Para a realização da presente proposta, buscamos fazer uma revisão bibliográfica que aborda temáticas como a aquisição da linguagem, a aquisição da escrita, a alfabetização e o letramento, a sílaba, a ortografia e as interferências da fala sobre a escrita. Os principais teóricos aqui considerados são Lemle (2007), Ferrero e Teberosky (1986), Câmara Jr (2009), Soares (2004) e Oliveira (2005). A metodologia envolveu a realização de um ditado de palavras selecionadas que continham encontros CVC e foi realizada uma análise das palavras escritas pelas crianças, a fim de perceber como a aquisição da escrita ocorre em seus diversos níveis, e, além disso, estabeleceu-se uma comparação do ensino público e do ensino privado. Ao fim da análise, constatou-se que, a aquisição da escrita consiste em um processo de evolução gradativo, em que a criança que se encontra em seu desenvolvimento inicial de alfabetização tende a escrever conforme escuta.
Abstract: The present work aims to investigate the acquisition of writing of heterosyllabic consensual encounters or CVC encounters through a research carried out in two schools, one public, located in Ribeirão Vermelho - MG, and another private, located in Lavras. For the realization of this proposal, we made a bibliographic review that addresses topics such as language acquisition, writing acquisition, literacy and literacy, syllable, spelling and how speech influences. The main theorists here are Lemle (2007), Ferrero and Teberosky (1986), Câmara Jr (2009), Soares (2004) and Oliveira (2005). The methodology involved performing a dictation of selected words that contained the CVC encounters and an analysis of the words written by children was performed, in order to understand how the acquisition of writing occurs at its various levels and, in addition, a comparison of public and private education. At the end of the analysis, it was found that writing acquisition is a process of gradual evolution, in which children tend to write the way they hear.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20192201220267
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44731
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Laise Possato e Universidade Federal de Lavras
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