Título: LETRAMENTO ACADÊMICO A PRODUÇÃO DO GÊNERO RESUMO
Título alternativo: Academic Literacy the prodution of abstrac gener.
Autoria de: Joice Cristina Almeida
Orientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira
Presidente da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira
Primeiro membro da banca: Valter Pereira Romano
Segundo membro da banca: Josiane Marques da Costa
Palavras-chaves: Letramento, Letramento acadêmico, Letramento digital, Gênero resumo, Produção escrita..
Data da defesa: 29/05/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 18/06/2019
Data da publicação: 18/06/2019
Referência: Almeida, J. C. LETRAMENTO ACADÊMICO A PRODUÇÃO DO GÊNERO RESUMO. 2019. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Levando em consideração que muitos acadêmicos possuem dificuldades na produção do referido gênero, o trabalho ressalta a importância de discutir o letramento acadêmico considerando questões relacionadas aos eventos e práticas de letramentos para a produção escrita. Propõe, ainda, uma unidade de ensino voltada para o contato dos estudantes a essas práticas e as dificuldades relacionadas a escrita do gênero resumo. Na construção do quadro teórico, foram utilizados os estudos sobre Letramentos, Letramentos acadêmicos, Letramento digital e Gênero resumo, de autores como Oliveira (2010), Lea Street (2006) Fuza (2015), Soares (20022016), Kleiman (19951998) Leite, (2006) e Ferreira (2011), entre outros. O processo de letramento acadêmico é de extrema importância para o graduando, pois, traz ao aluno possibilidades de interagir dentro do meio acadêmico sem deixar de lado suas particularidades relacionadas com a escrita e sua vida em forma geral.
Abstract: Taking into account that many academics have difficulties in the genre production of this genre, the work highlights the importance of discussing academic literacy considering issues related to the summary genre in written form. It also proposes a teaching unit focused on students contact with these practices and the difficulties related to the writing of the abstract genre. In the construction of the theoretical framework, the studies on Literacy, Academic Literacy, Digital Literacy and Abstract genre were used by authors such as Oliveira (2010), Lea Street (2006) Fuza (2015), Soares (20022016), Kleimam (19951998) Leite, (2006) and Ferreira (2011), among others. The process of academic literacy is extremely important for the graduating, because it brings the student possibilities of interacting within the academic environment without leaving aside their particularities related to writing and his life in general.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20191201510966
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43836
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Joice Cristina Almeida e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo