Título: AS POTENCIALIDADES DO GÊNERO TEXTUAL PROVÉRBIO EM SALA DE AULA A CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
Título alternativo: THE POTENTIALITIES OF THE TEXTUAL GENDER PROVERBIO IN A CLASSROOM THE CONSTRUCTION OF A DIDACTIC SEQUENCE.
Autoria de: Isis Brito Alves
Orientação de: Helena Maria Ferreira
Presidente da banca: Prof (A). Dr (A). Helena Maria Ferreira
Primeiro membro da banca: Prof(A) Mauricéia Silva de Paula Vieira
Segundo membro da banca: Prof(A) Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Palavras-chaves: Provérbios, Sequência didática, Ensino, Língua Portuguesa, Retextualização.
Data da defesa: 30/05/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 28/06/2019
Data da publicação: 28/06/2019
Referência: Alves, I. B. AS POTENCIALIDADES DO GÊNERO TEXTUAL PROVÉRBIO EM SALA DE AULA A CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA.. 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo que busca contemplar o gênero textual provérbio e sua utilização no ensino de língua portuguesa. Para a consecução do objetivo proposto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica embasada em autores preponderantes do tema como Ferreira e Vieira (2014), Santos (2013), Xatara e Succi (2008), entre outros pesquisadores que abordam o tema em questão. Esse estudo visou caracterizar e conceituar o gênero provérbio e suas contribuições para as aulas de língua portuguesa com vistas a aprimorar habilidades linguísticas. Sendo assim, foi possível afirmar que o gênero textual provérbio possui diversas potencialidades e possibilidades de utilização no ensino. Foi exequível observar contribuições para o aprimoramento das habilidades linguísticas-discursivas dos discentes por meio de atividades desenvolvidas em uma sequência didática, além do trabalho com questões culturais e ideológicas que contribuem significativamente para que as aulas se tornem mais atrativas e didáticas, pois por meio delas é possível levar em consideração o contexto dos discentes. Concluiu-se assim, que os provérbios possibilitam que as aulas de língua portuguesa tenham um real significado, propiciando aos discentes desenvolver suas competências linguísticas e discursivas em seu próprio cotidiano.
Abstract: The present work aims to develop a study that seeks to contemplate the genre textual proverb and its use in teaching Portuguese language. In order to reach the proposed objective, a bibliographical research was developed based on preponderant authors of the theme such as Ferreira and Vieira (2014), Santos (2013), Xatara and Succi (2008), among other researchers that approach the subject in question. This study aimed to characterize and conceptualize the proverb genre and its contributions to Portuguese language classes in order to improve language skills. Thus, it was possible to affirm that the textual genre proverb has several potentialities and possibilities of use in teaching. It was feasible to observe contributions for the improvement of the linguistic-discursive abilities of the students through activities developed in a didactic sequence, besides the work with cultural and ideological questions that contribute significantly to the fact that the classes become more attractive and didactic, because through them it is possible to take into account the context of the students. It was concluded that the proverbs allow the Portuguese language classes to have a real meaning, enabling the students to develop their linguistic and discursive skills in their own daily life.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20191201510959
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43819
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Isis Brito Alves e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo