Título: AQUISIÇÃO FONOLÓGICA DO PORTUGUÊS UM ESTUDO LONGITUDINAL
Título alternativo: PHONOLOGICAL ACQUISITION OF PORTUGUESE A LONGITUDINAL STUDY
Autoria de: Lara Fernandes Mariano
Orientação de: Raquel Marcia Fontes Martins
Presidente da banca: Raquel Márcia Fontes Martins
Primeiro membro da banca: Valter Pereira Romano
Segundo membro da banca: Andrea Portolomeos
Palavras-chaves: Aquisição da linguagem, Aquisição fonológica, Estudo longitudinal, Estudo de caso, Aquisição fonológica do Português
Data da defesa: 11/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 24/06/2019
Data da publicação: 24/06/2021
Referência: Mariano, L. F. AQUISIÇÃO FONOLÓGICA DO PORTUGUÊS UM ESTUDO LONGITUDINAL. 2019. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a aquisição da linguagem por uma criança (de 11 meses e 3 dias a 1 ano 9 meses e 15 dias) com desenvolvimento típico, em um estudo longitudinal. Em específico, avalia-se a aquisição sonora dessa criança. Foram realizados estudos com enfoque na aquisição fonológica do Português Brasileiro (PB) e estratégias de reparo comumente utilizadas por crianças em aquisição, falantes do PB, (LAMPRECHT, 2004 KAIL, 2013). Para proceder a esta pesquisa, foram realizadas gravações periódicas de áudio-vídeo no ambiente familiar da criança com o envolvimento dos pais e de pessoas próximas, para que a criança se sentisse à vontade para produzir os sons de forma natural e espontânea. Também, foi utilizado um diário de campo para observações que foram consideradas importantes para a coleta. A partir da pesquisa, constatou-se uma cronologia de aquisição sonora. Dessa forma, a criança apresenta, primeiramente, o balbucio, em seguida, a aquisição das vogais, das consoantes nasais, da consoantes plosivas e, por fim, das consoantes fricativas.
Abstract: This study aims to analyze the acquisition of language by a child (11 months and 3 days to 1 year 9 months and 15 days) with typical development in a longitudinal study. Specifically, the childs sound acquisition is evaluated. The studies was conducted with focus on the phonological acquisition of Brazilian Portuguese (PB) and repair strategies commonly used by children in the acquisition, PB speakers, (LAMPRECHT, 2004 KAIL, 2013). To carry out this research, periodic audio-video recordings were performed in the childs family environment with the involvement of parents and close people, so that the child felt comfortable to produce the sounds naturally and spontaneously. Also, a field diary was used for observations that were considered important for the collection. From the research, it was verified a chronology of sound acquisition. In this way, the child first presents the babble, then the acquisition of the vowels, the nasal consonants, the plosive consonants, and finally the fricative consonants.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20191201410907
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43867
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lara Fernandes Mariano e Universidade Federal de Lavras
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