Título: Estratégias metodológicas no ensino- aprendizagem da leitura promovendo a inclusão escolar
Autoria de: Nayara Claudia Ribeiro
Orientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira
Presidente da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira
Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Segundo membro da banca: Josiane Marques da Costa
Terceiro membro da banca: Helena Maria Ferreira
Palavras-chaves: leitura, inclusão, educação, estratégias, atividades
Data da defesa: 30/05/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 12/06/2019
Data da publicação: 12/06/2019
Referência: Ribeiro, N. C. Estratégias metodológicas no ensino- aprendizagem da leitura promovendo a inclusão escolar. 2019. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Pretendeu-se neste trabalho, discutir o tema leitura pelo viés da inclusão escolar. É sabido que, na história da educação, há uma recorrência de relatos do quanto é árduo para o professor enquanto profissional lidar com as diferenças de ensino e que, por isso, inúmeras vezes os alunos que apresentam atrasos na aprendizagem são deixados à margem do processo educacional. Nesse sentido, buscou-se analisar o contexto em que o aluno com dificuldades acentuadas na aprendizagem está imerso, como, por exemplo, a educação inclusiva, com vistas a refletir sobre os desafios da execução de uma educação que seja, de fato, para todos. Além disso, esse trabalho contou também com o objetivo de elaborar uma sequência didática de atividades, a fim de mitigar as dificuldades encontradas. Para a execução dos objetivos propostos, foi realizada a princípio uma pesquisa teórica e, posteriormente, foram desenvolvidas atividades voltadas para o trabalho com a leitura, em cuja elaboração foram imprescindíveis as experiências vivenciadas em algumas escolas municipais por meio do Pibid (Programa Institucional de Iniciação à Docência) financiado pela CAPES, o voluntariado exercido por três meses na APAE de Lavras ????????????????MG e a bagagem oriunda da função de mãe de uma criança com necessidades especiais que contribuíram para a concepção desse trabalho. A realização desse trabalho evidenciou que o labor com a leitura é essencial no alcance da inclusão. Por conseguinte, a função do professor passa a ser imprescindível, não sendo apenas no âmbito educacional, mas também no social. Em suma, buscou-se apontar as possíveis contribuições desse material, além de ressaltar a necessidade da intensificação de pesquisas nessa área de estudo.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20191201410904
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43985
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Nayara Claudia Ribeiro e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo