Título: Aquisição da Língua por Crianças Surdas com Pais Ouvintes
Título alternativo: Acquisition of the Language by Deaf Children with Parents Listeners
Autoria de: Alice de Fatima Vilela
Orientação de: Raquel Marcia Fontes Martins
Presidente da banca: Raquel Marcia Fontes Martins
Primeiro membro da banca: Tania Regina de Souza Romero
Segundo membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Terceiro membro da banca: Andréa Portolomeos
Palavras-chaves: Língua, Aquisição, Libras, Crianças Surdas, Pais Ouvintes
Data da defesa: 20/05/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 25/05/2019
Data da publicação: 25/05/2019
Referência: Vilela, A. F. Aquisição da Língua por Crianças Surdas com Pais Ouvintes. 2019. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso dedica-se a refletir sobre o contexto da aquisição da língua por crianças surdas com pais ouvintes, tendo como objetivo investigar a relação entre esses sujeitos e a língua sinalizada, no caso, a LIBRAS. Avaliam-se, especificamente, a forma de comunicação entre essas crianças e seus pais antes do diagnóstico da surdez, as dificuldades encontradas pelos pais com seus filhos surdos na aquisição da língua sinalizada, se as crianças conseguiram adquirir a língua, e, por fim, como ocorreu o desempenho escolar e social dessas crianças. O referencial teórico baseia-se em estudos que abordam a aquisição da língua de sinais, a educação de surdos no Brasil e a aquisição da LIBRAS por crianças surdas com pais ouvintes, sendo os teóricos Kail (2013), Quadros (1997), Gesser (2009), Dizeu e Caporali (2005), Figueiredo (2015). O método utilizado para realizar este trabalho foi à elaboração de um questionário, direcionado a três mães com filhos surdos. Nas repostas ao questionário, as mães relataram sobre a comunicação entre os pais e seu filho surdo e os desafios que geraram a falta da interação comunicativa por uma mesma língua e a falta de reciprocidade linguística do ambiente social e escolar em relação à pessoa com surdez.
Abstract: This final paper dedicates itself acquisition focuses language by deaf children with hearing parents, aiming to investigate the relationship between these subjects and the sign language, in this case, LIBRAS. Its measured, specially, the form of communication between these children and their parents prior to the diagnosis of deafness, the difficulties encountered by parents with their deaf children in acquiring the sign language, whether the children were able to acquire the language, and, finally, the school and social performance of these children. The theoretical reference is based on studies that deal with the acquisition of sign language, the education of the deaf in Brazil and the acquisition of LIBRAS by deaf children with hearing parents, being the theorists Kail (2013), Quadros (1997), Gesser 2009), Dizeu and Caporali (2005), Figueiredo (2015). The method used to accomplish this work was the elaboration of a questionnaire, directed for three mothers with deaf children. In the answers, they reported about the communication between parents and their deaf kids, and the challenges that led the lack of communication interaction by the same language, in addition to the language matches in the school/social environment with the deaf person.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20191201320167
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43622
Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Alice de Fatima Vilela e Universidade Federal de Lavras
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