Título: PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA MÍDIA Análise do discurso de peças publicitárias
Título alternativo: LINGUISTIC PREJUDICE IN THE MEDIA Analysis of the discourse of advertising pieces
Autoria de: Vanessa Teixeira Vilaça
Orientação de: Marcio Rogerio de Oliveira Cano
Presidente da banca: Márcio Rogério de Oliveira Cano
Primeiro membro da banca: Luana Nayara Pena
Segundo membro da banca: Júlio César Paula Neves
Palavras-chaves: Preconceito Linguístico, Análise do discurso, Interdiscurso, Sociolinguística, Peças Publicitárias
Data da defesa: 04/05/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 18/05/2022
Data da publicação: 18/05/2022
Referência: Vilaça, V. T. PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA MÍDIA Análise do discurso de peças publicitárias. 2022. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: A análise do discurso, através da observação do interdiscurso, nos permite realizar uma crítica sobre diversos fenômenos na sociedade. A sociolinguística, por sua vez, é um campo de estudos que se preocupa em compreender as variações na linguagem a partir de interações sociais. O Brasil, país com dimensões continentais e pluralidade linguística, oferece campo diverso para realização de pesquisas nessa área. Um dos problemas com os quais o campo da sociolinguística se importa, trata-se do preconceito lingüístico, que é analisado nessa pesquisa através de duas peças publicitárias amplamente divulgadas na mídia. Como principal suporte teórico as concepções formuladas pela análise do discurso e sociolinguística. Como conclusões apontamos a importância da mídia na formulação de discursos e contra-discursos, e como através das peças analisadas podemos perceber um reposicionamento discursivo a respeito do preconceito linguístico.
Abstract: Discourse analysis, through the observation of interdiscourse, allows us to make a critical about various phenomena in society. Sociolinguistics, in turn, is a field of studies that is concerned with understanding variations in language from social interactions. Brazil, a country with continental dimensions and linguistic plurality, offers a diverse field to carry out research in this area. One of the problems that the field of sociolinguistics cares about is linguistic prejudice, which is analyzed in this research through two advertising pieces widely disseminated in the media. As main theoretical support the conceptions formulated by the analysis of the discourse and sociolinguistics. As conclusions we point out the importance of the media in the formulation of speeches and counter-speeches, and how through the analyzed pieces we can perceive a discursive repositioning regarding linguistic prejudice.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20212201711347
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/55045
Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Vanessa Teixeira Vilaça e Universidade Federal de Lavras
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