Título: TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM possibilidades e desafios
Título alternativo: DIGITAL TECHNOLOGIES IN TEACHING-LEARNING possibilities and challenges
Autoria de: Ana Caroline Pereira
Orientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira
Presidente da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira
Primeiro membro da banca: Patrícia Vasconcelos Almeida
Segundo membro da banca: Pauline Freire Pimenta
Palavras-chaves: tecnologias, digitais, ensino, aprendizagem, significativo
Data da defesa: 09/05/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 23/05/2022
Data da publicação: 23/05/2022
Referência: Pereira, A. C. TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM possibilidades e desafios. 2022. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Esta pesquisa aborda as tecnologias digitais e seus usos no ensino-aprendizagem na educação escolar com o objetivo de investigar na literatura especializada, estudos sobre a iportância dos recursos digitais para um ensino-aprendizado mais significativo, tendo em vista que a sociedade é permeada por dinâmicas baseadas nas tecnologias digitais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica cujo aporte teórico se assenta em discussões publicadas nas últimas décadas em relação a utilização das tecnologias digitais na sala de aula a luz de nomes como BACICH (2018), e MORAN, (2005), dentre outros autores, não menos relevantes. Este estudo foi viabilizado por uma revisão desta literatura, seguindo etapas como seleção de material preliminar busca do material referenciado, realização de análise dos dados, leitura, seguida pelo fichamento do material encontrado e finalmente, análise final e reflexão das informações levantadas para a elaboração da presente pesquisa. Desta forma, o objetivo principal deste estudo se trata da compreensão das práticas no ensino-aprendizagem desenvolvidas com o auxílio das tecnologias digitais em sala de aula diante dos avanços que vem acontecendo em nossa sociedade.
Abstract: This research addresses digital technologies and their uses in teaching-learning in school education with the objective of investigating in the specialized literature, studies on the importance of digital resources for a more significant teaching-learning, given that society is permeated by dynamics based on digital technologies. This is a bibliographical research whose theoretical contribution is based on discussions published in recent decades regarding the use of digital technologies in the classroom in the light of names such as BACICH (2018), and MORAN, (2005), among other authors, no less relevant. This study was made possible by a review of this literature, following steps such as selection of preliminary material search for referenced material, performing data analysis, reading, followed by recording the material found and finally, final analysis and reflection of the information gathered for the preparation of this research. The main objective is to understand teaching-learning practices developed with the help of digital technologies in the classroom in view of the advances that have been happening in our society.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20212201711298
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/55048
Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ana Caroline Pereira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo