Título: AS CONSTRUÇÕES RELATIVAS NO PORTUGUÊS DO BRASIL VARIAÇÃO E ENSINO
Autoria de: Ana Franciely Cabral de Queiroz
Orientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira
Presidente da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira
Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira
Segundo membro da banca: Patrícia Vasconcelos Almeida
Palavras-chaves: variações linguísticas, construções relativas, ensino, gramática, conceitos
Data da defesa: 27/04/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 17/05/2021
Data da publicação: 17/05/2021
Referência: Queiroz, A. F. C. d. AS CONSTRUÇÕES RELATIVAS NO PORTUGUÊS DO BRASIL VARIAÇÃO E ENSINO. 2021. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir as variações linguísticas existente na Língua Portuguesa, juntamente com a língua padrão. Em diversas situações, essas diversidades da língua, não são consideradas no processo de ensino, deixando assim de compreender a contribuição delas para a complexidades dos diferentes tipos de fala. Observaremos a língua como instrumento social, deixando de considerar a importância das suas diversas variantes, seja na fala ou mesmo no ensino da gramática, com isso o aluno não é formado para melhorar sua capacidade de comunicação. Para melhor entender como essas variações acontecem, será analisada como é possível, no português, as diversas estratégias de relativização. Procuraremos entender como são organizadas as orações relativas e como as variações aparecem nesse tipo de oração. Para isso é necessário entender como ocorre a aquisição dessas relativas, no processo de formação do sujeito, e como são apresentadas ao longo do processo de escolarização. Por meio de alguns exemplos de propagandas, mostraremos como as orações relativas aparecem nesse meio de comunicação e como o docente pode utilizar desse recurso para o ensino em sala de aula. Apontamos como por meio das orações relativas cortadoras, copiadora é possível o ensino de variações para os alunos dentro do ambiente escolar, dessa forma é possível acabar como os diversos preconceitos linguísticos existentes dentro da sociedade.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201712282
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47609
Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ana Franciely Cabral de Queiroz e Universidade Federal de Lavras
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