Título: LETRAMENTO DIGITAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROCESSO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Título alternativo: DIGITAL LITERACY AND TEACHER TRAINING CHALLENGES AND POSSIBILITIES FOR THE PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING PROCESS
Autoria de: Ana Paula do Prado
Orientação de: Patricia Vasconcelos Almeida
Presidente da banca: Patricia Vasconcelos de Almeida
Primeiro membro da banca: Charles Nascimento Tavares
Segundo membro da banca: Walkiria França Vieira e Teixeira
Palavras-chaves: Letramento, prática, ensino, Graduação, Letras
Data da defesa: 21/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 09/07/2021
Data da publicação: 09/07/2021
Referência: Prado, A. P. d. LETRAMENTO DIGITAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROCESSO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2021. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O cenário da pandemia da Covid-19 trouxe reflexões relacionadas ao uso de recursos tecnológicos na prática de ensino, evidenciando benefícios e obstáculos no contexto escolar. O objetivo deste artigo consiste em apontar os desafios e as possibilidades do letramento digital na formação de professores no ensino de língua portuguesa. Este estudo se justifica, principalmente, porque existe o interesse em se compreender as alterações e oportunidades, no âmbito escolar, decorrentes da pandemia. Para tanto, no referencial teórico realiza-se uma pesquisa exploratória com base em Cani (2019) que mostrou o quão importante é reconhecer o papel do professor propondo desenvolvimento das TDIC nas práticas pedagógicas Queiroz (2019) que identificou que a utilização das tecnologias no ensino pode vincular aprendizado a práticas sociais Souza Junior (2020) trouxe-nos que a formação de professores precisa ser modificada em função das emergentes tecnologias digitais e Oliveira (2016) que constatou que ainda existem grandes desafios a serem enfrentados na utilização das práticas docentes no ensino da Língua Portuguesa, relativo as ferramentas tecnológicas. O letramento digital se faz presente e é uma realidade que merece foco, cria ambientes convidativos à participação escolar.
Abstract: The Covid-19 pandemic scenario brought reflections related to the use of technological resources in teaching practice, showing benefits and obstacles in the school context. The aim of this article is to point out the challenges and possibilities of digital literacy in teachers training in Portuguese language teaching. This study is justified, mainly, because there is an interest in understanding the changes and opportunities, in the school environment, resulting from the pandemic. Therefore, in the theoretical framework an exploratory research is carried out based on Cani (2019) who showed how important it is to recognize the role of the teacher proposing the development of TDIC in pedagogical practices Queiroz (2019) who identified that the use of technologies in teaching can link learning to social practices Souza Junior (2020) brought us that teacher education needs to be modified due to emerging digital technologies and Oliveira (2016) who found that there are still major challenges to be faced in the use of teaching practices in teaching the Portuguese language, regarding technological tools. Digital literacy is present and is a reality that deserves focus, it creates environments that are inviting to school participation.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201712190
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47957
Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ana Paula do Prado e Universidade Federal de Lavras
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