Título: UTILIZAÇÃO DA LITERATURA NA PROMOÇÃO DA AQUISIÇÃO DA LEITURA PELA CRIANÇA
Título alternativo: Use of literature to promote reading acquisition by kid
Autoria de: Claudia Caproni da Silva
Orientação de: Natalino da Silva de Oliveira
Presidente da banca: Natalino da Silva de Oliveira
Primeiro membro da banca: Gabriela Farias da Silva
Segundo membro da banca: Valdete Aparecida Borges Andrade
Palavras-chaves: LITERATURA, HÁBITO, LEITURA, INICIAIS, LETRAMENTO
Data da defesa: 25/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 14/07/2021
Data da publicação: 14/07/2023
Referência: Silva, C. C. d. UTILIZAÇÃO DA LITERATURA NA PROMOÇÃO DA AQUISIÇÃO DA LEITURA PELA CRIANÇA. 2021. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente artigo bibliográfico aborda a importância da literatura na formação da criança e sua contribuição social na formação e entendimento de mundo pelo aluno. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, a partir do método dedutivo adotando-se de uma abordagem mista (qualitativaquantitativa) que utilizou de levantamento bibliográfico nas bases de dados de fonte primária e secundária Scientific Electronic Library Online (Scielo), Periódicos Capes e Google Acadêmico, utilizando-se o cruzamento dos descritores literatura and aquisição da leitura. Os resultados obtidos evidenciaram um desestimulo à prática de leitura nos alunos, sendo reflexo da falta de estrutura física dos espaços escolares e da falta de incentivo familiar e docente. Contudo diversos autores pontuaram que a utilização de literatura nos anos iniciais pode deixar a leitura atraente estimulando a criança, desenvolvendo com seu imaginário promovendo uma nova percepção de mundo associado a um maior desenvolvimento linguístico. Palavras-chave Alfabetização. Anos iniciais. Letramento
Abstract: The aim of this article is to carry out a bibliographic research that addresses the importance of literature in the education of children and its social contribution in the formation and understanding of the world by the student. This is an exploratory research, based on the deductive method, adopting a mixed approach (qualitative quantitative) that used bibliographic surveys in the databases of primary and secondary sources Scientific Electronic Library Online (Scielo), Capes and Google Scholar journals, using the crossing of descriptors literature and reading acquisition. The results obtained showed a disincentive to the reading practice in students, reflecting the lack of physical structure in school spaces and the lack of family and teaching incentives. However, several authors pointed out that the use of literature in the early years can make reading attractive by stimulating the child, stirring his imagination, promoting a new perception of the world associated with greater linguistic development. Keywords Literacy. Initial years. Literacy
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201712029
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Claudia Caproni da Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo