Título: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na aula de Literatura Brasileira
Autoria de: Fabiana da Silva Marangão
Orientação de: Charles Nascimento Tavares
Coorientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira
Presidente da banca: Charles Nascimento Tavares
Primeiro membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira
Segundo membro da banca: Patricia Vasconcelos Almeida
Palavras-chaves: Mídias digitais, ensino, dialogismo, Literatura, Dom Casmurro
Data da defesa: 17/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 12/07/2021
Data da publicação: 12/07/2021
Referência: Marangão, F. d. S. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na aula de Literatura Brasileira. 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Este artigo traz uma reflexão de como as mídias digitais usadas como meio de comunicação e produção de textos colaborativos podem aperfeiçoar as aulas de Literatura, promovendo uma integração entre o passado e o presente. Nessa conjuntura, o objetivo é fazer uma releitura da obra de Machado de Assis, Dom Casmurro, de modo que o reconto seja feito como se o enredo se desenrolasse no século XXI. O dialogismo de Bakhtin se faz presente em todas as esferas da vida humana. O professor dialoga com seus alunos, estabelece o diálogo com as obras, alunos dialogam com as obras e com o professor. As tecnologias digitais permitem que esses diálogos aconteçam presencial ou remotamente. O mundo contemporâneo encontra-se globalizado e a internet faz com que a comunicação seja cada vez mais rápida, independente da distância. Em uma sociedade que a tecnologia faz parte do dia a dia das pessoas através do uso dos computadores, smartphones e outras mídias digitais, a escola deve estar adaptada a esta nova realidade. Dentro das salas de aula, a tecnologia se torna como uma aliada no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho apresenta uma breve reflexão sobre a constituição dialógica da linguagem, através de pesquisa bibliográfica, feita em obras de estudiosos como Bakhtin (2011), Fiorin (2006). Traz também uma proposta pedagógica que apresenta o ensino da Literatura, usando as mídias digitais como meio de otimizar as aulas presenciais e remotas, por meio do contexto da obra mais famosa de Machado de Assis, Dom Casmurro, que foi escrita no século XVIII.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711343
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47801
Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Fabiana da Silva Marangão e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo