Título: LEITURA NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS
Autoria de: Eunice Lara Casarino
Orientação de: Valdete Aparecida Borges Andrade
Presidente da banca: Dra. Valdete Aparecida Borges Andrade
Primeiro membro da banca: Dra. Márcia Fonseca de Amorim
Segundo membro da banca: Dra. Pauline Freire Pimenta
Palavras-chaves: Leitura, aluno, educação, escola, texto
Data da defesa: 26/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 08/06/2021
Data da publicação: 08/06/2021
Referência: Casarino, E. L. LEITURA NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Este trabalho trata não só sobre a importância da atividade de leitura e escrita na instituição escolar, mas também sobre como a instituição escolar pode contribuir com as crianças e adolescentes, para adquirirem o hábito de leitura. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos a) demonstrar que a leitura pode ser benéfica como grande ferramenta no ensinoaprendizagem b) apontar como a instituição escolar pode contribuir para a emancipação de seus alunos através de propostas de trabalhos com leitura e escrita. Compreendemos que ler vai além de decodificar o signo linguístico. Assim, neste artigo, procuramos discutir o que envolve a compreensão de um texto e como se constrói o leitor de forma crítica e reflexiva. O desenvolvimento do texto vai colaborar para ampliar a visão dos educadores sobre o uso da leitura nas aulas de Língua Portuguesa e sua importância tanto para os professores como para os alunos. Foi escolhido como método de pesquisa a abordagem qualitativa, por permitir uma melhor aproximação com o objetivo do projeto, que procura explorar a subjetividade do tema e trabalhar com comportamentos humanos. Para a realização deste artigo, foram realizadas pesquisas em livros, em artigos acadêmicos, disponibilizados em sites da área de linguística. Os teóricos que embasaram esta pesquisa foram Freire (2008) Geraldi (2006) Kleiman (1993) Martins (1994) Solé (1998) Zilberman (2003), os quais tratam sobre a relevância da leitura para a formação do estudante como indivíduo crítico, criativo, consciente e atuante na sociedade.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711333
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47651
Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Eunice Lara Casarino e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo