Título: O GÊNERO MEMÓRIA NA AULA DE LITERATURA DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Título alternativo: THE MEMORY GENDER IN THE LITERATURE CLASS OF FUNDAMENTAL EDUCATION II
Autoria de: Márcia Beatriz Gonçalves Dias
Orientação de: Andrea Portolomeos
Presidente da banca: Andrea Portolomeos
Primeiro membro da banca: Márcia Fonseca de Amorim
Segundo membro da banca: Glauco Soares Joaquim
Terceiro membro da banca: Raquel Marcia Fontes Martins
Quarto membro da banca: .
Palavras-chaves: ensino de literatura, escola básica, memória, literatura infantojuvenil, leitor-fruidor
Data da defesa: 14/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 17/06/2021
Data da publicação: 17/06/2021
Referência: Dias, M. B. G. O GÊNERO MEMÓRIA NA AULA DE LITERATURA DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2021. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão sobre a utilização do gênero memória na aula de literatura no ensino básico. Mais especificamente, analisa o livro infantojuvenil ????Transplante de menina????, de Tatiana Belinky, e sua utilização no contexto da sala de aula. A discussão do livro parte de pressupostos teóricos sobre a especificidade da linguagem literária e sobre a Estética da Recepção, pois visa propor alternativas para um ensino efetivo de literatura na escola com base nas orientações da BNCC. O trabalho discute ainda a importância da formação continuada do professor da escola básica tendo em vista a proposição de aulas mais efetivas de literatura diante de um contexto em que as aulas com texto literário, muitas vezes, terminam por se confundir com as aulas de língua portuguesa. O trabalho conta com o suporte teórico de Cosson (2015), Zilberman (2012), Portolomeos e Botega (2021), Segabinazi (2013), Rodrigues (2019), Proença Filho (2007) e Possebom (2011).
Abstract: This work proposes a reflection on the use of the memory genre in the literature class in basic education. More specifically, it analyzes the childrens book ??Transplante de menina??, by Tatiana Belinky, and its use in the context of the classroom. The discussion of the book starts from theoretical assumptions about the specificity of the literary language and about the Aesthetics of Reception, as it aims to propose alternatives for an effective teaching of literature at school based on the guidelines of the BNCC. The work also discusses the importance of continuing education for the elementary school teacher with a view to proposing more effective classes in literature in the context of classes in which literary text often ends up being confused with Portuguese language classes. The work has the theoretical support of Cosson (2015), Zilberman (2012), Portolomeos and Botega (2021), Segabinazi (2013), Rodrigues (2019), Proença Filho (2007) and Possebom (2011).
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711302
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47771
Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Márcia Beatriz Gonçalves Dias e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo