Título: O GÊNERO CRÔNICA E A PRÁTICA ESCOLAR A PARTIR DE UMA CRÔNICA DE LUIS FERNANDO VERÍSSIMO
Título alternativo: THE CHRONICLE GENRE AND SCHOOL PRACTICE BASED ON A CHRONICLE BY LUIS FERNANDO VERÍSSIMO
Autoria de: Márcia Maria Palhares
Orientação de: José Roberto Silveira
Presidente da banca: José Roberto Silveira
Primeiro membro da banca: Gabriela Farias da Silva
Segundo membro da banca: Mariana Aparecida de Carvalho
Palavras-chaves: literatura brasileira, crônica brasileira, educação, humor, leitura.
Data da defesa: 24/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 02/08/2021
Data da publicação: 02/08/2021
Referência: Palhares, M. M. O GÊNERO CRÔNICA E A PRÁTICA ESCOLAR A PARTIR DE UMA CRÔNICA DE LUIS FERNANDO VERÍSSIMO. 2021. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Apresenta um estudo sobre o gênero crônica e seu ensino a partir da crônica de Luis Fernando Veríssimo, ??O homem trocado??. Mostra a importância do ensino de crônicas em sala de aula e como o seu estudo possibilita ampliar a compreensão na leitura, além de melhorar as habilidades dos alunos no trabalho de produção textual. Trata-se de um estudo qualitativo a partir do estudo da crônica escolhida. O estudo ainda elenca outros autores teóricos que trabalham o mesmo gênero e apresenta os seus conceitos. A crônica escolhida apresenta a tipologia humorística como característica principal, retrata o cotidiano, com acontecimentos atuais e de interesse social, com um tema diferente, que pode ser trabalhado em sala de aula. Conclui-se que ensinar o gênero textual crônica, por seu caráter informativo, descontraído, no ambiente escolar, torna-se uma ferramenta educacional, que serve para desenvolver, nos alunos, a prática da leitura oral e da escrita, sobretudo, de maneira independente e prazerosa.
Abstract: It presents a study of the chronicle genre and its teaching based on Luis Fernando Veríssimos O homem trocado. It shows the importance of teaching chronicles in the classroom and how their study makes it possible to increase comprehension in reading, as well as improve students skills in working on textual production. This is a qualitative study of the chosen chronicle.The study also lists other theoretical authors who work with the same genre and presents their concepts. The chronicle chosen presents the humoristic typology as its main characteristic portrays daily life, with current events and of social interest, with a different theme that can be worked on in the classroom. It is concluded that teaching the chronicle textual genre, due to its informative, relaxed character, in the school environment, becomes an educational tool, which serves to develop, in the students, the practice of oral and written reading, above all, in an independent and pleasurable way.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711291
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47930
Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Márcia Maria Palhares e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo