Título: O Impacto da cultura e da variedade linguística em livros didáticos
Título alternativo: The impact of culture and linguistic variety on textbooks
Autoria de: Sheila Freire da Silva
Orientação de: Marcio Rogerio de Oliveira Cano
Presidente da banca: Prof. Dr. Márcio Rogério de Oliveira Cano
Primeiro membro da banca: Luiz Guilherme Esteves da Silva
Segundo membro da banca: Camila de Jesus França
Palavras-chaves: Livro didático, Língua Portuguesa, cultura, variação linguística, aprendizagem
Data da defesa: 22/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 15/07/2021
Data da publicação: 15/07/2021
Referência: Silva, S. F. d. O Impacto da cultura e da variedade linguística em livros didáticos. 2021. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Este trabalho tem como tema uma análise sobre o impacto da cultura e da variedade linguística nos livros didáticos de Língua Portuguesa, utilizados no Ensino Fundamental, anos finais. O objetivo foi verificar a abordagem e as atividades relacionadas à diversidade cultural e à variedade linguística nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental dos Anos Finais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de base qualitativa, tendo como método consulta e análise do Guia Digital de Livros Didáticos PNLD (PNLD, 2020), em que foi analisado um exemplar de cada coleção. Além dos livros didáticos, foram consultados autores como Bagno (2007), Candau (2003), Molicca Braga (2010), dentre outros. A relevância deste estudo está na constatação de que as pessoas crescem e se desenvolvem imersos em ambiente múltiplo, diverso, com manifestações de culturas e modos de falar variados. Assim, essa diversidade precisa estar presente nas salas de aula, sendo valorizada e respeitada em todas as suas manif
Abstract: This work has as its theme an analysis of the impact of culture and linguistic variety on Portuguese language textbooks used in elementary school, final years. The objective was to verify the approach and activities related to cultural diversity and linguistic variety in Portuguese Language textbooks for the Final Years Elementary School. The methodology used was the bibliographical research of qualitative basis, having as a method of consultation and analysis of the Digital Textbook Guide PNLD (PNLD, 2020), in which one copy of each collection was analyzed. In addition to textbooks, authors such as Bagno (2007), Candau (2003), Molicca Braga (2010), among others. The relevance of this study lies in the observation that people grow and develop immersed in a multiple, diverse environment, with manifestations of different cultures and ways of speaking. Thus, this diversity needs to be present in the classroom, being valued and respected in all its manifestations. The school is crucial for the formation and deve
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711274
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47639
Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Sheila Freire da Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo