Título: INVESTIGANDO A LINGUAGEM NÃO-BINÁRIA uma análise das reações discursivas presentes nos comentários de uma publicação do Facebook
Título alternativo: INVESTIGATING NON-BINARY LANGUAGE an analysis of the discursive reactions present in the comments of a Facebook publication
Autoria de: Adriana Cristina de Oliveira
Orientação de: Pauline Freire Pimenta-
Presidente da banca: Pauline Freire Pimenta
Primeiro membro da banca: Marcio Rogerio de Oliveira Cano
Segundo membro da banca: Maria Carmen Aires Gomes
Palavras-chaves: Linguagem não-binária, linguagem inclusiva, Linguística Queer, Facebook, reações discursivas.
Data da defesa: 22/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 06/07/2021
Data da publicação: 06/07/2021
Referência: Oliveira, A. C. d. INVESTIGANDO A LINGUAGEM NÃO-BINÁRIA uma análise das reações discursivas presentes nos comentários de uma publicação do Facebook. 2021. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre a linguagem não-binária que envolvem as questões linguísticas e de gênero, tendo como foco de trabalho a investigação e análise das reações discursivas quanto à utilização dessa linguagem - que tem o intuito de produzir uma língualinguagem mais inclusiva - em comentários na internet. Como as pessoas respondem a linguagem não-binária e se há conhecimento por parte delas das questões que envolvem seu uso são pontos pertinentes de reflexão. Desse modo, o tema se apresenta atual e de relevância, visto que alguns grupos se utilizam da linguagem não-binária e, muitos outros, não a conhecem e não têm conhecimento sobre o motivo de sua utilização. O objetivo deste trabalho é analisar as reações discursivas quando se trata da marcação não-binária presente em alguns comentários de um post na rede social Facebook, da página, ????????Gramática Sarcástica da Língua Portuguesa????????, identificando, dessa maneira, as reações de alguns sujeitos em relação à linguagem não-binária, conhecendo o ponto de vista de grupos favoráveis ou não ao seu uso. Para tanto, buscou-se os referenciais teóricos linguísticos e sobre gênero para realizar a análise dos comentários presentes no post que trata de uma reportagem em que o gramático Evanildo Cavalcante Bechara fala sobre ser acusado de sexismo no uso da língua. Esses comentários foram analisados à luz da classificação de reações discursivas de Nogueira Arão (2015) e expandida por Gomes (2017) e com considerações advindas do Sistema de Avaliatividade (MARTIN, WHITE,2005). Nossa análise aponta que grande parcela dos comentários a valoração negativa é percebida, muitas vezes, demonstrando falta de conhecimento das justificativas entrelaçadas ao uso da linguagem neutra, ou não-binária.
Abstract: This article presents a reflection on non-binary language involving linguistic and gender issues, focusing on the investigation and analysis of discursive reactions regarding the use of this language - which aims to produce a more inclusive languagelanguage - in internet comments. How people respond to non-binary language and whether they are aware of the issues surrounding its use are pertinent points of reflection. Thus, the theme is current and relevant, as some groups use non-binary language and many others do not know it and are not aware of the reason for its use. The objective of this work is to analyze the discursive reactions when it comes to the non-binary markup present in some comments of a post on the social network Facebook, on the page ???????? ????????Sarcastic Grammar of the Portuguese Language????????, thus identifying the reactions of some subjects in relation to non-binary language, knowing the point of view of groups favorable or not to its use. Therefore, we searched for linguistic and gender theoretical references to analyze the comments present in the post that deals with a report in which the grammarian Evanildo Cavalcante Bechara talks about being accused of sexism in the use of language. These comments were analyzed in light of the classification of discursive reactions by Nogueira Arão (2015) and expanded by Gomes (2017) and with considerations arising from the Evaluation System (MARTIN, WHITE, 2005). Negative is often perceived, demonstrating a lack of knowledge of the justifications intertwined with the use of neutral or non-binary language.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711271
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47953
Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Adriana Cristina de Oliveira e Universidade Federal de Lavras
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