Título: UMA ANÁLISE SOBRE A INTERTEXTUALIDADE NOS PLANOS DE ENSINO TUTORADO DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Título alternativo: An Analysis On Intertextuality In Tutored Education Plans For The First Year Of High School
Autoria de: Gerson Fernando Silva Belizario
Orientação de: Valdete Aparecida Borges Andrade
Presidente da banca: Dra. Valdete Aparecida Borges Andrade
Primeiro membro da banca: Dra. Mauriceia Silva de Paula Vieira
Segundo membro da banca: Dra.walkíria França Vieira e Teixeira
Palavras-chaves: Intertextualidade, Produção de texto, Gêneros Literários, Análise PET, leitura
Data da defesa: 10/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 23/06/2021
Data da publicação: 23/06/2021
Referência: Belizario, G. F. S. UMA ANÁLISE SOBRE A INTERTEXTUALIDADE NOS PLANOS DE ENSINO TUTORADO DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir e analisar a intertextualidade nas aulas de língua portuguesa do Primeiro Ano do Ensino Médio através da análise dos PET (Plano de Ensino Tutorado), apostilas de estudo para esse tempo remoto no Estado de Minas Gerais . Para tanto, tomaremos com base os pressupostos de teóricos de Koch e Travaglia (1995), Silva (2002), e Bakhtin (1997), que remetem a uma linguística de texto e enfatizam a relevância da exploração de tal tema junto à aprendizagem da Língua Portuguesa. Essa proposta acontecerá por meio da análise da intertextualidade de três textos pertencentes ao Plano de Estudo Tutorado do estado de Minas Gerais no conteúdo do 1º Ano do Ensino Médio. Salientar a intertextualidade, juntamente com seus desdobramentos, como algo capaz de facilitar e ampliar o ensino, é favorecer a realização de reflexões acerca da prática pedagógica e entender a língua como ferramenta de uma prática social, objetivando o ato comunicativo, e suas particularidades expressas em gêneros ?? fun
Abstract: This work intends discuss and analyze the intertextuality in Portuguese language classes in the First Year of High School through the analysis of PET (Plano de Estudo Tutorado), notebook??s study adapted to remote time in the State of Minas Gerais. Therefore, we will take the theoretical assumptions of Koch and Travaglia (1995), Silva (2002), and Bakhtin (1997) as a basis for refer to text linguistics and emphasize the relevance of exploring such a theme along with language learning Portuguese. That propost will take place through the analysis of the intertextuality of three texts belonging to the Plano de Estudo Tutorado of the state of Minas Gerais in the content of the 1st Year of High School. Emphasizing intertextuality, along with its consequences, as something capable of facilitating and expanding teaching, is to encourage reflections on pedagogical practice and understand language as a tool of social practice, aiming at the communicative act, and its particularities expressed in genres ?? fundamental for
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711266
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47947
Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gerson Fernando Silva Belizario e Universidade Federal de Lavras
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