Título: ANÁLISE DO DISCURSO NA PROMOÇÃO DO MARKETING EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO
Título alternativo: SPEECH ANALYSIS IN MARKETING PROMOTION IN A PUBLIC EDUCATION INSTITUTION
Autoria de: Isabela Cristina Putton Coimbra
Orientação de: Marcio Rogerio de Oliveira Cano
Presidente da banca: Márcio Rogério de Oliveira Cano
Primeiro membro da banca: Reynaldo Gosmão Azevedo
Segundo membro da banca: Julio Cesar Neves
Palavras-chaves: Comunicação, Análise do Discurso, Ethos Discursivo, Interdiscurso, IFSULDEMINAS.
Data da defesa: 23/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 30/06/2021
Data da publicação: 30/06/2021
Referência: Coimbra, I. C. P. ANÁLISE DO DISCURSO NA PROMOÇÃO DO MARKETING EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO. 2021. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Todo discurso publicitário empenha-se em divulgar os produtos, trabalhos e ações de uma Instituição. É pautado nos conceitos e valores que acredita ser importante ao público que pretende alcançar. Para que isso aconteça, o discurso publicitário utiliza estratégias linguísticas cada vez mais eficazes. A imagem formada em um discurso é uma dessas estratégias. Esta pesquisa tem o objetivo de abordar a importância da análise do discurso na realização do marketing institucional e analisar como o ethos provoca os efeitos de sentido no leitor, levando-o a ter uma imagem positiva da empresa e consequente adesão à proposta apresentada pelo discurso. Para tanto, foi analisado três vídeos institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), seguindo os referenciais teóricos sobre a Análise do Discurso, com base nas pesquisas de Cano, Maingueneau e Tavares sobre o papel do ethos no discurso, como o interdiscurso envolve o coenunciador para que ele venha aderir à proposta do discurso e qual a forma correta de uma comunicação organizacional. As análises revelaram que para se obter um discurso de qualidade, o enunciador publicitário precisa ter criatividade e que os vídeos do IFSULDEMINAS apresentam um ethos que demonstra confiança e credibilidade ao contemplar neles, as ações, projetos e benefícios do Instituto, que levará o jovem que pretende cursar uma universidade a adesão da proposta oferecida nos vídeos.
Abstract: Every advertising discourse strives to publicize an institutions products, works and actions. It is based on the concepts and values that it believes to be important to the public it intends to reach. For this to happen, advertising discourse uses increasingly effective linguistic strategies. The image formed in a speech is one of those strategies. This research aims to address the importance of discourse analysis in carrying out institutional marketing and to analyze how ethos causes the effects of meaning on the reader, leading him to have a positive image of the company and consequent adherence to the proposal presented by the speech. To this end, three institutional videos from the Federal Institute of Education, Science and Technology of the South of Minas Gerais (IFSULDEMINAS) were analyzed, following the theoretical references on Discourse Analysis, based on research by Cano, Maingueneau and Tavares on the role of ethos in the discourse, how the interdiscourse involves the co-announcer so that he comes to adhere to the discourse proposal and what is the correct form of organizational communication. The analyzes revealed that in order to obtain a quality speech, the publicity announcer needs to be creative and that IFSULDEMINAS videos present an ethos that demonstrates confidence and credibility when contemplating in them, the Institutes actions, projects and benefits, which will take the young person who intends to attend a university adhering to the proposal offered in the videos.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711255
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47646
Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Isabela Cristina Putton Coimbra e Universidade Federal de Lavras
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