Título: REDAÇÃO NOTA 1000 ENEM ANÁLISE DA COMPETÊNCIA IV
Autoria de: Vanusa Cardoso
Orientação de: Valdete Aparecida Borges Andrade
Presidente da banca: Dra. Valdete Aparecida Borges Andrade
Primeiro membro da banca: Dra. Helena Maria Ferreira
Segundo membro da banca: Dra. Maria Virgínia Dias de Ávila
Palavras-chaves: Coesão, Anafórica, Linguística, Texto, Redação.
Data da defesa: 27/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 29/06/2021
Data da publicação: 29/06/2021
Referência: Cardoso, V. REDAÇÃO NOTA 1000 ENEM ANÁLISE DA COMPETÊNCIA IV. 2021. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar como a coesão tem papel fundamental na produção escrita e, consequentemente, na comunicação eficaz, para isso analisamos a competência IV da redação do Enem. Ao produzir uma redação, vários fatores são necessários e dentre eles a coesão referencial anafórica que é o tema deste artigo. Mas antes de discutir a coesão referencial anafórica, este artigo traz uma breve consideração sobre a Linguística textual, que a ciência da área da Linguística que estuda o texto. Como metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica qualitativa de caráter explicativo. Optamos por essa metodologia, pois ela nos fornece subsídios para demonstrarmos a importância da coesão referencial anafórica na produção de redações, mais precisamente, nas redações do Enem. Para tanto, tomamos como base obras de Linguistas como Andrade (2020), Antunes (2009), Bentes (2001, 2006), Halliday e Hassan (1976), Koch (1989, 2014, 2020), Marcuschi (2008). Tais Linguistas apresentam conceitos sobre a Linguística Textual, o texto em si e a coesão textual. Para melhor entendimento da análise, apresentamos o conceito de coesão referencial anafórica e discorremos sobre os diversos tipos de coesão textual. Ao analisarmos as cinco redações chegamos a conclusão que a coesão referencial anafórica foi usada no texto de forma adequada e assim chegaram a nota cinco, nota máxima, na competência IV.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711200
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47790
Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Vanusa Cardoso e Universidade Federal de Lavras
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