Título: Reflexões sobre o Letramento Literário
Título alternativo: Reflections on Literary Literacy
Autoria de: Túlio César Rodrigues Silva
Orientação de: Natalino da Silva de Oliveira
Coorientação de: Natalino da Silva de Oliveira
Presidente da banca: Natalino da Silva de Oliveira
Primeiro membro da banca: Denis Leandro Francisco
Segundo membro da banca: Márcia de Fátima Xavier
Palavras-chaves: Ensino Médio, Escrita, Leitura, Letramento Literário, Língua Portuguesa.
Data da defesa: 21/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 08/07/2021
Data da publicação: 08/07/2021
Referência: Silva, T. C. R. Reflexões sobre o Letramento Literário. 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar, especificamente, o ensino de Literatura, que promove a formação de leitores, para que sejam capazes de fruir com a leitura de textos literários. Reflete-se sobre como o ensino de Literatura é contemplado nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular, contrastando-se as propostas e concepções de alguns pesquisadores às práticas pedagógicas que ainda perduram no trabalho de muitos professores em suas aulas de Literatura, reduzindo-se-a ao conhecimento de movimentos e escolas literárias, obstruindo-se a formação de cidadãos-leitores críticos, criativos e emancipados, ou seja, reflete as dificuldades no processo de letramento literário e no ensino de Literatura. Esta pesquisa abrange concepções de teóricos como Cosson (2010), Freire (1992), Kleiman (1995), Oliveira (2014) e Soares (2002), legitimando o estudo bibliográfico adotado na metodologia. A investigação mostra a importância da Literatura na formação do cidadão-leitor, capaz de dominar habilidades de leitura e escrita de práticas sociais, o que consisti o termo letramento, que se faz presente na vida do aluno, tanto dentro quanto fora da escola. Nesse contexto, a disciplina ??Língua Portuguesa?? tem por função promover a aquisição de competências para uso da língua materna, considerando tanto aspectos linguísticos quanto culturais, sociais e subjetivos.
Abstract: Reflections on Literary Literacy
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711194
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47858
Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Túlio César Rodrigues Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo