Título: A IMPORTÂNCIA DO TEXTO LITERÁRIO COMO SUPORTE PARA FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES
Autoria de: Rafael Padilha Rosa
Orientação de: Mariana Aparecida de Carvalho
Presidente da banca: Mariana Aparecida de Carvalho
Primeiro membro da banca: Mauricéia Silva de Paula Vieira
Segundo membro da banca: Bruna Toso Tavares
Palavras-chaves: Literatura, Texto Literário, Professor Mediador, Formação do Aluno Leitor, Papel Humanizador.
Data da defesa: 22/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 06/07/2021
Data da publicação: 06/07/2021
Referência: Rosa, R. P. A IMPORTÂNCIA DO TEXTO LITERÁRIO COMO SUPORTE PARA FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES. 2021. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como tema a formação do leitor literário. A pesquisa apresenta argumentações teóricas e realiza uma breve abordagem, definindo a Literatura e o Texto Literário, em sua concepção moderna, como parâmetro para fins deste trabalho. Após, é demonstrado como a BNCC orienta o trabalho do texto literário em sala de aula no Ensino Médio, em que é destacada a importância do professor como mediador na formação do aluno leitor, explicando as estratégias que ele pode utilizar para levar o aluno ao encontro do texto literário, de modo que o estudante possa vir a conhecê-lo. Nesse sentido, o professor, além de mediador, será, também, motivador do hábito da leitura. É feita uma exposição de como o processo de Letramento Literário pode auxiliar no desenvolvimento da habilidade de leitura, demonstrando, ao final, o papel humanizador da Literatura. Para realização do presente trabalho foi adotada uma abordagem qualitativa de situações que envolvem o homem enquanto ser social e toda sua subjetividade. A pesquisa foi realizada através de modo descritivo, envolvendo uma abordagem interpretativa, buscando evidenciar a relevância do texto literário como suporte para formação de alunos leitores.
Abstract: This research has as its theme the formation of the literary reader. The research presents theoretical arguments and makes a brief approach, defining Literature and Literary Text, in its modern conception, as a parameter for the purposes of this work. After it, it has demonstrated how the BNCC guides the work of the literary text in the classroom in High School, which highlight the importance of the teacher as a mediator in the education of the student reader, explaining the strategies that he can use to take the student to towards the literary text, so the student can acknowledge it. In this sense, the teacher, in addition to being a mediator, will also motivate the reading habit. An exposition is made of how the Literary Literacy process can assist in the development of reading skills, demonstrating, in the end, the humanizing role of Literature. To carry out this research, a qualitative approach to situations involving man as a social being and all his subjectivity was adopted. The research was carried out in a descriptive way, involving an interpretive approach, seeking to highlight the relevance of the literary text as a support for the formation of student readers.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711190
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47836
Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Rafael Padilha Rosa e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo