Título: A formação humanizadora da Literatura reflexões para a prática docente.
Título alternativo: LITERATURE HUMANIZING EDUCATION REFLECTIONS FOR THE TEACHING PRACTICE
Autoria de: Edimeia Deolindo Braz Paula
Orientação de: Andrea Portolomeos
Presidente da banca: Andrea Portolomeos
Primeiro membro da banca: Glauco Soares Joaquim
Segundo membro da banca: Isabel Cristina Rodrigues Ferreira
Terceiro membro da banca: Raquel Márcia Fontes Martins
Palavras-chaves: Ensino, Literatura, Teoria Literária, Escola, básica.
Data da defesa: 14/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 22/06/2021
Data da publicação: 22/06/2021
Referência: Paula, E. D. B. A formação humanizadora da Literatura reflexões para a prática docente.. 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente artigo aborda a importância dos textos literários para uma formação emancipadora dos discentes da escola básica. Antonio Candido advoga que a linguagem literária nos humaniza na medida em que permite, por meio de uma grande possibilidade de significações, o exercício criativo do imaginário e da subjetividade do leitor. As reflexões abordadas aqui têm como objetivo sugerir caminhos, por meio da discussão de diversas teorias literárias, para que o docente possa mediar a leitura de textos literários nas escolas. Assim, o artigo considera a importância da Teoria Literária para o melhor conhecimento da linguagem literária pelo professor no processo ensino-aprendizagem na escola básica. O trabalho tem ainda como suporte teórico os estudos de Portolomeos, Cosson, Proença Filho e Zilberman.
Abstract: This article discusses the importance of literary texts for basic school students?? emancipatory education. Antonio Candido advocates that literary language humanizes us as it allows, through a great possibility of meanings, the creative exercise of the imaginary and of the reader subjectivity. The reflections addressed here aim to suggest ways, through the discussion of several literary theories, so that the teacher can mediate the reading of literary texts at schools, considering BNCC guidelines. Thus, the article considers the importance of Literary Theory for the better knowledge of literary language by the teacher in the teaching-learning process at basic school. The work also has as theoretical support the studies of Portolomeos, Cosson, Proença Filho and Zilberman.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711178
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47747
Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Edimeia Deolindo Braz Paula e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo