Título: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Autoria de: Maria da Silva Maximiano
Orientação de: Patricia Vasconcelos Almeida
Presidente da banca: Patricia Vasconcelos Almeida
Primeiro membro da banca: Charles Nascimento Tavares
Segundo membro da banca: Walkiria França Vieira e Teixeira
Palavras-chaves: Tecnologia, ensino, lingua, portuguesa, vantagens
Data da defesa: 24/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 08/07/2021
Data da publicação: 08/07/2021
Referência: Maximiano, M. d. S. VANTAGENS E DESVANTAGENS DO USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2021. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Esta investigação sobre o uso das tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa busca relacionar as vantagens e desvantagens de sua utilização para o aprimoramento da escrita dos alunos. Considera-se que o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa tem apresentado mudanças significativas com o avanço da tecnologia digital, que, mesmo sem aceitação e consentimento pleno dos atores educacionais, produz mudanças comportamentais e direciona os contextos educacionais a revisitarem as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula. Este trabalho tem como objetivo geral apontar o impacto das tecnologias digitais no ensino da língua portuguesa. Especificamente objetiva-se citar as vantagens e desvantagens do uso da tecnologia digital em sala de aula. Para se alcançar os objetivos propostos, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, buscando a análise de bibliografia sobre o tema. Para a construção do objeto da análise, foram realizadas pesquisas na base de dados da plataforma Sucupira, e selecionadas duas dissertações de mestrado (GONÇALVES, 2015) e (ABRÃO, 2015) e uma tese de doutorado (SALGADO, 2017). Conclui-se que as tecnologias devem ser utilizadas como aliadas a tarefa de ensinar a escrever. Aprender a língua usando os mais diversos meios tecnológicos, significa uma inclusão social, tornando o aluno capaz de buscar informações, ler, interpretar as mais variadas linguagens. Conclui-se que o uso dos recursos tecnológicos na sala de aula contribui para despertar o interesse dos alunos para o conteúdo a ser trabalhado, sendo indispensável que o professor tenha conhecimento e preparo para trabalhar utilizando-os.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711175
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47956
Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Maria da Silva Maximiano e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo