Título: UMA ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO DOS DIÁLOGOS ACERCA DO MOVIMENTO NATURAL PRESENTE NA OBRA DUAS NOVAS CIÊNCIAS DE GALILEU GALILEI
Título alternativo: AN ANALYSIS OF THE ARGUMENTATION IN THE DIALOGUES CONCERNING NATURAL MOTION PRESENT IN GALILEO GALILEIS WORK TWO NEW SCIENCES
Autoria de: Winicius Silva Bueno
Orientação de: Jefferson Adriano Neves
Presidente da banca: Iraziet da Cunha Charret
Primeiro membro da banca: Antonio Marcelo Martins Maciel
Palavras-chaves: Argumentação, Ensino de Física, Pensamento Crítico, História da Ciência, Textos Científicos
Data da defesa: 10/02/2025
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 19/02/2025
Data da publicação: 19/02/2025
Referência: Bueno, W. S. UMA ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO DOS DIÁLOGOS ACERCA DO MOVIMENTO NATURAL PRESENTE NA OBRA DUAS NOVAS CIÊNCIAS DE GALILEU GALILEI. 2025. 91 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Este trabalho ressalta a importância da argumentação na construção do conhecimento científico e no ensino de ciências. A argumentação é abordada como uma ferramenta para avaliar ideias, formular justificativas com base em evidências e desenvolver o pensamento crítico. O foco está na obra Duas Novas Ciências, de Galileu Galilei, que, ao adotar um formato de diálogo, permite-nos compreender como o autor estruturou seu pensamento científico, combinando experimentos, linguagem matemática e argumentos lógicos para explicar fenômenos físicos, como o movimento e a resistência dos materiais. O objetivo deste estudo é analisar os elementos argumentativos utilizados por Galileu nessa obra, com ênfase nos diálogos sobre o movimento naturalmente acelerado. A análise busca contribuir para o ensino de física, fornecendo subsídios para construção de materiais didáticos e promover discussões que estimulem o pensamento crítico e a compreensão da natureza da ciência. Por fim, destaca-se a importância de integrar textos cien
Abstract: This paper emphasizes the importance of argumentation in the construction of scientific knowledge and in science education. Argumentation is addressed as a tool for evaluating ideas, formulating justifications based on evidence, and developing critical thinking. The focus is on Galileo Galilei????s work Two New Sciences, which, by adopting a dialogue format, allows us to understand how the author structured his scientific thinking, combining experiments, mathematical language, and logical arguments to explain physical phenomena, such as motion and the resistance of materials. The aim of this study is to analyze the argumentative elements used by Galileo in this work, with an emphasis on the dialogues about naturally accelerated motion. The analysis seeks to contribute to the teaching of physics by providing support for the development of teaching materials and promoting discussions that stimulate critical thinking and understanding of the nature of science. Finally, the importance of integrating scientific an
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Winicius Silva Bueno e Universidade Federal de Lavras
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