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Título: A presença da Astrobiologia em periódicos brasileiros de ensino de Ciências

Título alternativo: The presence of Astrobiology in brazilian science education journals.

Autoria de: Amanda de Farias Ribeiro

Orientação de: Antonio Marcelo Martins Maciel

Presidente da banca: Antônio Marcelo Martins Maciel

Primeiro membro da banca: Fábio Marineli

Segundo membro da banca: Jefferson Adriano Neves

Palavras-chaves: Astrobiologia, Ensino de Ciências, Formação de professores, Periódicos, Pesquisa qualitativa

Data da defesa: 28/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 02/09/2024

Data da publicação: 02/09/2024

Referência: Ribeiro, A. d. F. A presença da Astrobiologia em periódicos brasileiros de ensino de Ciências. 2024. 86 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: Desde os primórdios da civilização, o ser humano olha para o céu tentando entender o que nele há. Questões como ????De onde viemos????? ????Para onde vamos????? e ????Estamos sozinhos no Universo????? sempre fizeram parte da mente das pessoas e em busca de respostas a essas questões, o ser humano passou a tentar compreender a natureza. Assim, surgiram áreas do conhecimento como a Astronomia e a Astrobiologia. A astrobiologia é uma área de pesquisa recente no Brasil e no mundo, uma área que estuda as origens, evolução, distribuição e futuro da vida no Universo. Reconhecida como uma área interdisciplinar e identificada como área que tem a possibilidade de despertar a curiosidade e interesse dos alunos, possui aspectos que justificam sua inserção na educação básica. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar como a Astrobiologia tem sido abordada no ensino de ciências em periódicos brasileiros e identificar as principais tendências e potencialidades para a área. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica

Abstract: Since the dawn of civilization, humans have looked to the sky trying to understand what is in it. Questions like ????Where do we come from????? ????Where are we going????? and ????Are we alone in the Universe????? have always been part of human thought. In the quest for answers to these questions, humans have sought to understand nature. Thus, fields of knowledge such as Astronomy and Astrobiology have emerged. Astrobiology is a relatively recent area of research in Brazil and around the world, studying the origins, evolution, distribution, and future of life in the Universe. Recognized as an interdisciplinary field with the potential to spark curiosity and interest among students, it has aspects that justify its inclusion in basic education. Therefore, this work aims to analyze how Astrobiology has been addressed in science education in Brazilian journals and identify the main trends and potentialities for the field. To this end, a qualitative bibliographic research of the ????State of the Art???? type was conducted using the keywo

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / fisica/index.php?dados=20241201920003

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Amanda de Farias Ribeiro e Universidade Federal de Lavras

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