Título: ANÁLISES DE ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA E DA EDUCAÇÃO DURANTE A DITADURA MILITAR BRASILEIRA (1964-1985)
Título alternativo: ANALYSIS OF ASPECTS OF THE DEVELOPMENT OF SCIENCE AND EDUCATION DURING THE BRAZILIAN MILITARY DICTATORSHIP (1964-1985)
Autoria de: Ana Paula de Lima
Orientação de: Fabio Marineli
Presidente da banca: Fábio Marineli
Primeiro membro da banca: Antônio Marcelo Maciel Martins
Segundo membro da banca: Jefferson Adriano Neves
Palavras-chaves: ditadura militar, golpe, educação, ciência, democracia
Data da defesa: 27/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 04/08/2023
Data da publicação: 04/08/2023
Referência: Lima, A. P. d. ANÁLISES DE ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA E DA EDUCAÇÃO DURANTE A DITADURA MILITAR BRASILEIRA (1964-1985). 2023. 115 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o período da ditadura militar brasileira, que ocorreu entre os anos de 1964 até 1985, com o enfoque na estrutura educacional e no desenvolvimento científico. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica, que buscou compreender as principais características dessas políticas, examinar seus impactos no sistema educacional e científico, e avaliar as consequências de longo prazo para a sociedade brasileira. E como resultados pudemos compreender em como a ciência enfrentou tempos sombrios, marcados pela censura e repressão. Laboratórios foram fechados, cientistas sofreram aposentadorias precoces, prisões e até mesmo mortes. No âmbito educacional, severas censuras foram impostas, resultando em demissões de professores, fechamento de universidades e perdas irreparáveis de estudantes e docentes desaparecidos ou mortos.Além disso, uma das principais mudanças na educação foi a reforma do ensino primário e secundário, imposta pela Lei nº 5.69271, que tornou a pr
Abstract: This paper aims to analyze the period of the Brazilian military dictatorship, which occurred between the years 1964 to 1985, with a focus on the educational structure and scientific development. The research was conducted through a literature review, which sought to understand the main characteristics of these policies, examine their impacts on the educational and scientific system, and evaluate the long-term consequences for Brazilian society. As a result, we were able to understand how science faced dark times, marked by censorship and repression. Laboratories were closed, scientists suffered early retirements, arrests and even deaths. In the educational sphere, severe censorship was imposed, resulting in teacher layoffs, university closures and irreparable losses of missing or dead students and teachers.In addition, one of the main changes in education was the reform of primary and secondary education, imposed by Law No. 5.69271, which made professionalization compulsory in high school. These transformati
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ana Paula de Lima e Universidade Federal de Lavras
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