Título: EXISTE VIDA INTELIGENTE FORA DO PLANETA TERRA? O DESIGN DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
Título alternativo: IS THERE INTELLIGENT LIFE OUTSIDE PLANET EARTH? THE DESIGN OF A TEACHING AND LEARNING SEQUENCE.
Autoria de: Fabricio Miranda Carvalho
Orientação de: Jefferson Adriano Neves
Presidente da banca: Jefferson Adriano Neves
Primeiro membro da banca: Iraziet da Cunha Charret
Segundo membro da banca: Fabio Marineli
Palavras-chaves: Astrobiologia, Argumentação, Educação Científica, Práticas Científicas, Práticas Epistêmicas
Data da defesa: 03/08/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 04/08/2023
Data da publicação: 04/08/2023
Referência: Carvalho, F. M. EXISTE VIDA INTELIGENTE FORA DO PLANETA TERRA? O DESIGN DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM.. 2023. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Ao pensarmos na educação científica, consideramos o objetivo de promover uma educação que favoreça a formação de cidadãos críticos e informados, capazes de contribuir de forma consciente para a sociedade. Sendo assim, fundamentamos nosso trabalho na alfabetização científica, que capacita os alunos a compreender o papel da ciência na sociedade, suas limitações e natureza investigativa, possibilitando tomadas de decisão informadas, e na argumentação científica, incen- tivando um pensamento crítico embasado em evidências. Com esse objetivo e fundamentações foi elaborada uma sequência de ensino construída para desenvolver habilidades argumentativas em alunos do ensino fundamental e médio, tomando como referência o padrão argumentativo de Toulmin para fortalecer a estruturação dos argumentos dos estudantes. Reconhecemos que a temática de astrobiologia, abordando sobre vida extraterrestre, irá estimular o interesse dos estudantes pela ciência e pelo pensamento científico, ao mesmo tempo que aprimorará suas habilidades argumentativas e epistêmicas
Abstract: When thinking about scientific education, we consider the objective of promoting an education that fosters the development of critical and informed citizens, capable of contributing consciously to society. Therefore, we base our work on scientific literacy, which empowers students to understand the role of science in society, its limitations, and investigative nature, enabling them to make informed decisions, and on scientific argumentation, encouraging critical thinking based on evidence. With this goal and foundation, a teaching sequence was developed to cultivate argumentative skills in elementary and high school students, using Toulmin??s argumentative pattern as a reference to strengthen the structuring of students?? arguments. We acknowledge that the theme of astrobiology, addressing extraterrestrial life, will stimulate students?? interest in science and scientific thinking, while also enhancing their argumentative and epistemic abilities.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Fabricio Miranda Carvalho e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo