Título: CRITÉRIOS UTILIZADOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PARA ATRIBUIR VERACIDADE A NOTÍCIAS CIENTÍFICAS NA INTERNET
Título alternativo: CRITERIA USED BY HIGH SCHOOL STUDENTS TO ATTRIBUTE VERACITY TO SCIENTIFIC NEWS ON THE INTERNET
Autoria de: Lucas Paim de Morais
Orientação de: Fabio Marineli
Presidente da banca: Fábio Marineli
Primeiro membro da banca: Antonio Marcelo Martins Maciel
Segundo membro da banca: Jefferson Adriano Neves
Palavras-chaves: Divulgação científica, Notícias falsas, Persuasão, Credibilidade, Letramento midiático.
Data da defesa: 15/02/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 28/02/2023
Data da publicação: 28/02/2023
Referência: Morais, L. P. d. CRITÉRIOS UTILIZADOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PARA ATRIBUIR VERACIDADE A NOTÍCIAS CIENTÍFICAS NA INTERNET. 2023. 84 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre os critérios utilizados por estudantes do ensino médio para atribuir veracidade a notícias de cunho científico encontradas na internet. Buscamos fazer essa investigação por meio de um questionário virtual, composto por cinco notícias, sendo quatro com conteúdos falsos ou desinformativos e uma com conteúdos verdadeiros. Nossa proposta foi que os respondentes indicassem, por meio de uma escala, o grau de veracidade das notícias, além de apresentarem ao final do questionário os critérios utilizados para isso. Os resultados apontaram que notícias que possuem elementos persuasivos voltados para as emoções receberam maior credibilidade por parte dos respondentes, além de que no caso de notícias mais próximas do cotidiano, percebe-se que os estudantes souberam julgar com maior facilidade, isto é, não mostraram com tanta frequência dúvida em relação ao grau de veracidade. Além disso, os resultados indicam que os critérios mais utilizados para atribuição
Abstract: The present work is a qualitative research on the criteria used by high school students to attribute veracity to scientific news found on the internet. We sought to carry out this investigation through a virtual questionnaire, consisting of five news items, four with false or misinformative content and one with true content. Our proposal was that respondents indicate, using a scale, the degree of veracity of the news, in addition to presenting the criteria used for this at the end of the questionnaire. The results showed that news that has persuasive elements focused on emotions received greater credibility from the respondents, in addition to the fact that in the case of news closer to everyday life, it was noticed that the students knew how to judge more easily, that is, they did not show so often doubt as to the degree of veracity. In addition, the results indicate that the most used criteria for attributing truth are more focused on direct personal perceptions than on conducting research on the subject or
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lucas Paim de Morais e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo