Título: ESTRATÉGIA DO TEATRO CIENTÍFICO NO PIBIDFÍSICAUFLA RESGATE DAS PRODUÇÕES E IMPACTO NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS
Autoria de: Evellyn Maia Cardoso
Orientação de: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
Presidente da banca: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
Primeiro membro da banca: Iraziet da Cunha Charret
Segundo membro da banca: Fábio Marineli
Palavras-chaves: Teatro Científico, Estratégia, Ensino de Física, Ensino, Física
Data da defesa: 19/03/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 26/03/2021
Data da publicação: 26/03/2021
Referência: Cardoso, E. M. ESTRATÉGIA DO TEATRO CIENTÍFICO NO PIBIDFÍSICAUFLA RESGATE DAS PRODUÇÕES E IMPACTO NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS. 2021. 154 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O uso do chamado Teatro Científico, como uma estratégia de ensino, foi objeto de estudo e produção de um grupo de alunos, criados no subprojeto PIBIDFísica, no curso de Física na UFLA em meados de 2013, dentro Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tal estratégia foi acolhida no subprojeto por sugestão dos próprios bolsistas, composto originalmente de cinco estudantes, sob orientação de um professor. Posteriormente, o grupo expandiu-se com a inserção de alguns estudantes bolsistas oriundos do projeto PIBLIC (Programa Institucional de Bolsas para Licenciatura) e de calouros do curso. No presente trabalho, a partir do resgate das atividades desenvolvidas pelo Grupo do Teatro Científico (GTC) no ensino de física do curso de licenciatura em Física da UFLA, foi elaborado um material visando disponibilizar num único produto as produções feitas pelo grupo. Nele é relatado os primórdios, desafios, as diferentes formações, produções e futuros trabalhos. A maioria dos alunos que fizeram parte do GTC ainda permanecem na comunidade acadêmica da UFLA. Investigamos, utilizando o Método Delphi, como a experiência de ter vivenciado a rotina das atividades do GTC contribuiu na formação dos participantes, e qual sua visão acerca desta estratégia. Esta metodologia de pesquisa, consiste em simplificar um trabalho complexo de pesquisa, baseandose no depoimento de pessoas com experiência no assunto, no caso, os ex integrantes do GTC. Por meio da pesquisa, pode-se perceber que apesar de proporcionar um ensino efetivo, o teatro científico demanda tempo, disposição e espaço, o que pode muitas vezes, impedir sua execução. Entretanto, a pesquisa também traz alternativas para contornar esses problemas, propostas pelos próprios participantes.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47570
Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Evellyn Maia Cardoso e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo