SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Física

Título: DA ESCOLA À UNIVERSIDADE VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

Título alternativo: FROM SCHOOL TO UNIVERSITY EXPERIENCES OF STUDENTS OF A PHYSICS LICENSE COURSE

Autoria de: Rômulo Araújo Silva

Orientação de: Antonio Marcelo Martins Maciel

Presidente da banca: Antônio Marcelo Martins Maciel

Primeiro membro da banca: Iraziet da Cunha Charret

Segundo membro da banca: Jefferson Adriano Neves

Palavras-chaves: Ensino ?? aprendizagem de Física, Formação Inicial de Professores, Sala de Aula, Entrevista, Visão dos Estudantes

Data da defesa: 19/04/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 24/04/2021

Data da publicação: 24/04/2021

Referência: Silva, R. A. DA ESCOLA À UNIVERSIDADE VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA. 2021. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar as expectativas e experiências positivas e negativas vivenciadas por estudantes de um curso de Licenciatura em Física, ao longo de suas vidas escolares, considerando que os resultados da investigação podem ser de grande relevância para futuros professores, professores e formadores de professores de Física. Foram feitas entrevistas semiestruturadas, de caráter qualitativo, com um total de dez estudantes de um curso de Licenciatura em Física, divididos em três grupos calouros, intermediários e formandos. Foi realizada a análise dos dados coletados guiados por nove questões orientadoras, pré estabelecidas para as entrevistas. Os resultados obtidos não enfatizam a presença de expectativas ao longo das suas vidas escolares. Entretanto, o relato das experiências vivenciadas apontam para a necessidade de uma formação ampla, considerando a formação pedagógica, a formação específica, o reconhecimento da gestão escolar, da gestão em sala de aula, a realidade das escolas e das condições socioeconômicas dos estudantes, como meio de proporcionar experiências positivas, e favorecer o aprendizado dos estudantes em todos os níveis de ensino. O desenvolvimento do trabalho também aponta para a importância do diálogo com os estudantes, tanto para o reconhecimento de como eles vislumbram o seu processo formativo, quanto para o exercício da prática reflexiva de entrevistados (estudantes) e entrevistador (professor).

Abstract: The present work aimed to investigate the expectations and positive and negative experiences lived by students of a Physics Degree course, throughout their school lives, considering that the results of the investigation can be of great relevance for future teachers, teachers and trainers of physics teachers. Semi-structured interviews, of qualitative character, were carried out with a total of ten students from a Physics Degree course, divided into three groups freshmen, intermediate and graduates. We performed the analysis of the collected data guided by nine guiding questions, pre-established for the interviews. The results obtained do not emphasize the presence of expectations throughout their school lives. However, the report of the experiences experienced point to the need for broad training, considering pedagogical training, specific training, recognition of school management, classroom management, the reality of schools and the socioeconomic conditions of students, as means of providing positive experiences, and promoting student learning at all levels of education. The development of the work also points to the importance of dialogue with students, both for the recognition of how they envision their formative process, and for the exercise of the reflective practice of respondents (students) and interviewer (teacher).

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / fisica/index.php?dados=20202201611209

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47604

Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Rômulo Araújo Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo