Título: IMPLICAÇÕES DA INCLUSÃO EDUCACIONAL NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE
Autoria de: Bruno Silva de Souza
Orientação de: Helena Libardi
Presidente da banca: Helena Libardi
Primeiro membro da banca: Nathalia Maria Resende
Segundo membro da banca: Jefferson Adriano Neves
Palavras-chaves: Núcleos de Acessibilidade, Inclusão no ensino superior, Barreiras, Pesquisa Bibliográfica, Institutos Federais de Educação
Data da defesa: 25/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 10/09/2020
Data da publicação: 10/09/2020
Referência: Souza, B. S. d. IMPLICAÇÕES DA INCLUSÃO EDUCACIONAL NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE. 2020. 106 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: O foco deste trabalho são os Núcleos de Acessibilidade no ensino superior implementados pelo Programa Incluir. A função destes núcleos é planejar e colocar em prática ações voltadas ao público alvo da educação especial para a promoção da inclusão. O presente trabalho traz a evolução do processo inclusivo no ensino superior e a atuação dos Núcleos de Acessibilidade para garantir o acesso e permanência do educando até a conclusão do curso. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, no portal da Capes, por dissertações de mestrado e teses de doutorado nas áreas de Pedagogia, Inclusão, Psicologia e Direitos Humanos, que tratavam sobre núcleos de acessibilidade. O referencial teórico deste trabalho ainda compreende legislações e análise de dados do Censo da Educação Superior 2017 e do Programa Incluir para demonstrar os avanços e limitações na questão inclusiva. Este trabalho obteve como resultado que o número de matrículas de estudantes com deficiência cresce de forma significativa, sendo necessário que as instituições repensem suas metodologias e adaptações para atender aos alunos com deficiência ou com necessidades educacionais especiais, cada qual com suas particularidades. Com base nas análises das dissertações de mestrado e teses de doutorado, percebe-se que a inclusão infelizmente não acontece de forma plena e significativa. Apesar de já ter várias conquistas com as ações desenvolvidas pelos Núcleos de Acessibilidade, há barreiras a serem rompidas, como as atitudinais, que ainda perduram na sociedade, além de contar com a insuficiência de recursos para adequar as necessidades das instituições de acordo com as legislações. O presente trabalho permite uma visão por amostragem das ações desenvolvidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas instituições de ensino superior do território nacional e, diante os resultados, observa-se a necessidade de cada instituto de ensino superior assumir o compromisso de rompimento de barreiras, principalmente atitudinais, fazer um planejamento de ações antecipado para receber os estudantes e um real levantamento das necessidades de cada educando, o que contribuiria para evitar a evasão acadêmica. Formação docente inicial e continuada, qualificação de profissionais e rompimento de barreiras de comunicação também são alvos para fortes mudanças. A inclusão tem como base a perspectiva da empatia, motivação, autoestima e resiliência que, em conjunto com as demais ações positivas, permitem garantir o acesso e a permanência do educando até a conclusão do curso, promovendo assim uma inclusão de forma democrática.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45157
Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Bruno Silva de Souza e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo