Título: COMPREENDENDO O FUNCIONAMENTO DOS PROCESSADORES UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO
Autoria de: Alexandre Pereira Dantas
Orientação de: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
Presidente da banca: Antonio dos Anjos P. da Silva
Primeiro membro da banca: Antonio Marcelo Martins Maciel
Segundo membro da banca: Iraziet da Cunha Charret
Palavras-chaves: ensino, fisica, processador, semicondutor, transistor
Data da defesa: 11/12/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 18/12/2019
Data da publicação: 18/12/2019
Referência: Dantas, A. P. COMPREENDENDO O FUNCIONAMENTO DOS PROCESSADORES UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO. 2019. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Neste trabalho apresentamos uma proposta de unidade didática relacionada aos materiais semicondutores e a miniaturização da eletrônica em nossa sociedade. Para melhor organização dos conteúdos, a unidade didática está inspirada nos Três Momento Pedagógicos. É de conhecimento geral que o mundo contemporâneo é fortemente dependente dos computadores em todos seus setores. Em contrapartida, o conhecimento sobre estes dispositivos tecnológicos em geral se limita, em saber explorar o uso deles em benefício próprio, isto é, a população possui um domínio operacional básico sobre estas máquinas e nada, ou quase nada, sabe sobre o seu funcionamento. Falamos hoje em processadores cada vez mais velozes que possuem dois, quatro, oito núcleos trabalhando a 3.2 GHz cada um, mas em geral não sabemos responder perguntas essenciais, tais como O que é um processador? O que ele faz? Do que ele é feito? Como ele funciona? Como e porque eles ficam cada vez menores? Essa miniaturização tem algum limite? Neste trabalho construímos uma unidade didática que propicie ao professor conhecimentos e ferramentas básicas para a discussão em sala deste tema instigante. A sua elaboração se deu em três etapas. Na primeira foi realizado um estudo sobre a Física dos Semicondutores e suas aplicações na informática. Em seguida, foram elaboradas atividades e a redação dos demais capítulos.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44797
Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Alexandre Pereira Dantas e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo