Título: Aprendendo a trabalhar com projetos a busca de novos mundos como problematização para o estudo de leis de Newton e leis de conservação
Autoria de: Sônia Maria Cecatto Pedroso Silva
Orientação de: Antonio Marcelo Martins Maciel
Presidente da banca: Antônio Marcelo Martins Maciel
Primeiro membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale
Segundo membro da banca: Helena Libardi
Palavras-chaves: metodologia, projeto, prática, aprendendo, Newton
Data da defesa: 16/12/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 18/12/2019
Data da publicação: 18/12/2019
Referência: Silva, S. M. C. P. Aprendendo a trabalhar com projetos a busca de novos mundos como problematização para o estudo de leis de Newton e leis de conservação . 2019. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Ensinar como professor exige estudo, formação e preparo, não só dos conteúdos a serem ensinados, mas também de como ensinar e é necessário também que se saiba por que, para quê ensinar e para quem se vai ensinar. O desejo de proporcionar um ensino que tivesse significado para os aprendizes e de aprender como trabalhar com a metodologia por projetos, motivou este trabalho. O objetivo desta pesquisa foi verificar a potencialidade da proposta do Ensino por Projetos em conjunto com a apropriação dessa estratégia pela professora. A partir de uma problematização relacionada às viagens espaciais, os estudantes tiveram contato com conceitos da mecânica newtoniana numa perspectiva investigativa, crítica e reflexiva. O trabalho foi desenvolvido com cinco estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, de uma escola particular localizada no município de Lavras, MG. A pesquisa de caráter qualitativo fez uso do diário de campo em conjunto com as produções acadêmicas dos estudantes, pelos quais verificou-se a potencialidade da metodologia, ao observar os estudantes motivados para o trabalho e construindo seu conhecimento a partir daquilo que os interessava. O uso dos registros, análises e reflexões sobre a própria prática ao longo de todo o processo possibilitou uma apropriação da metodologia. Para ensinar é preciso aprender para si, com leveza, seriedade, disciplina e confiar que o outro é capaz de também fazê-lo.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44804
Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Sônia Maria Cecatto Pedroso Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo