Título: Arte e liberdade em A duvida de Cézanne e A linguagem indireta e as vozes do silêncio
Autoria de: Nara Rezende de Oliveira
Orientação de: Renato dos Santos Belo
Presidente da banca: Renato dos Santos Belo
Primeiro membro da banca: Luiz Roberto Takayama
Segundo membro da banca: Tiago Nunes Soares Schweiger
Palavras-chaves: Merleau-Ponty, arte, liberdade, Cézanne, percepção
Data da defesa: 10/07/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 12/07/2025
Data da publicação: 12/07/2025
Referência: Oliveira, N. R. d. Arte e liberdade em A duvida de Cézanne e A linguagem indireta e as vozes do silêncio. 2025. 64 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Este trabalho investiga a relação entre arte e liberdade na filosofia de Maurice Merleau-Ponty, com foco nas obras A dúvida de Cézanne e A linguagem indireta e as vozes do silêncio. A partir da análise do papel da percepção e da expressão artística, o estudo mostra como a arte se apresenta não apenas como forma de representação, mas como meio legítimo de acesso ao Ser e de manifestação da liberdade. A liberdade aqui não é entendida como independência absoluta, mas como a capacidade de agir e criar dentro da provisoriedade da existência. A trajetória de Cézanne é usada como exemplo dessa construção, revelando que a autenticidade artística surge da relação singular do sujeito com o mundo, e que a liberdade se manifesta no risco e na fidelidade ao próprio gesto criador. O trabalho defende que, assim como a linguagem, a arte transforma e é transformada pela experiência, sendo sempre um movimento aberto e inacabado.
Abstract: This work explores the relationship between art and freedom in the philosophy of Maurice Merleau-Ponty, focusing on the texts Cézanne??s Doubt and Indirect Language and the Voices of Silence. Through an analysis of perception and artistic expression, the study argues that art is not merely a form of representation, but a legitimate path to the Being and a powerful manifestation of freedom. Freedom here is not understood as absolute independence, but as the capacity to act and create within the provisional nature of existence. The life and work of Cézanne serve as an example of this process, showing that artistic authenticity arises from a unique relationship between the subject and the world, and that freedom is revealed in the risk and fidelity to the creative impulse. Like language, art transforms and is transformed by experience, always remaining an open and unfinished movement
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G024 - FILOSOFIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Nara Rezende de Oliveira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo