Título: O RIZOMA COMO FERRAMENTA PARA REPENSAR O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA REFLEXÕES SOBRE CAMINHOS NÃO-LINEARES A PARTIR DE DELEUZE E GUATTARI
Autoria de: Gabriela Calefi Borges
Orientação de: Luiz Roberto Takayama
Presidente da banca: Luiz Roberto Takayama
Primeiro membro da banca: Alexandre Filordi de Carvalho
Segundo membro da banca: Renato dos Santos Belo
Palavras-chaves: Ensino de Filosofia, Rizoma, Filosofia da Educação, Nomadismo, Multiplicidade.
Data da defesa: 11/07/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 13/07/2025
Data da publicação: 13/07/2025
Referência: Borges, G. C. O RIZOMA COMO FERRAMENTA PARA REPENSAR O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA REFLEXÕES SOBRE CAMINHOS NÃO-LINEARES A PARTIR DE DELEUZE E GUATTARI . 2025. 79 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Diante da perpetuação de uma educação colonial no Brasil, que carrega em seu cerne um ensino que educa para o servilismo e a obediência, torna-se urgente refletir filosoficamente sobre as atuais condições do sistema educacional. Assim, considerando o sucateamento da educação pública brasileira, a precarização docente e a crescente militarização do ensino, este trabalho propõe repensar o lugar da filosofia na escola pública através do conceito de rizoma, desenvolvido por Deleuze e Guattari em Mil Platôs (2011). Enquanto estrutura descentralizada, não hierárquica e interconectada, o rizoma oferece bases para refletir criticamente sobre a educação tradicional. Nesse sentido, a pesquisa examina a relação entre a educação e as estruturas de poder que a governam, buscando compreender as linhas de fuga propostas por Deleuze e Guattari e aplicá-las para a criação de novos caminhos e reflexões sobre um ensino de filosofia vivo e plural, que possa auxiliar no enfrentamento desta realidade posta como única. A hipótese central é que o pensamento rizomático pode inspirar um ensino de filosofia que ultrapasse os limites formais da sala de aula, permitindo que mudanças possam ocorrer no aqui e no agora, em conexão com a vida e a realidade dasdos estudantes. Assim, em vez de reproduzir modelos sedentários, que são imobilizadores e homogeneizantes, propõe-se uma abordagem que valorize a multiplicidade, a criatividade e a interconectividade. O rizoma, nesse sentido, aponta para a construção coletiva de caminhos para uma educação filosófica mais heterogênea, engajada politicamente com as questões do presente e conectada organicamente pelas relações, sendo capaz de iniciar movimentos de resistência frente às estruturas opressoras do contexto social brasileiro.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G024 - FILOSOFIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gabriela Calefi Borges e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo