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Título: PERCEPÇÃO E EXPRESSÃO CÉZANNE À LUZ DO PENSAMENTO DE MERLEAU-PONTY

Título alternativo: PERCEPTION AND EXPRESSION CÉZANNE IN THE LIGHT OF MERLEAU-PONTYS THOUGHT

Autoria de: Ester Dolores Vilela Fassio

Orientação de: Luiz Roberto Takayama

Presidente da banca: Luiz Roberto Takayama

Primeiro membro da banca: Renato dos Santos Belo

Segundo membro da banca: Tiago Nunes Soares Schweiger

Palavras-chaves: Cézanne, Merleau-Ponty, percepção, expressão, fenomenologia.

Data da defesa: 02/07/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 05/07/2025

Data da publicação: 05/07/2025

Referência: Fassio, E. D. V. PERCEPÇÃO E EXPRESSÃO CÉZANNE À LUZ DO PENSAMENTO DE MERLEAU-PONTY. 2025. 78 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este estudo pretende mostrar a comunicação entre vida e arte de Paul Cézanne e como estas se mostram importantes para a filosofia de Maurice Merleau-Ponty. Para o filósofo as obras do pintor apresentavam uma ordem nascente, revelando a natureza em sua origem e sendo, dessa forma, um projeto paralelo com sua tese fenomenológica de uma natureza primordial acessada pela percepção. Cézanne pinta esse mundo e mais do que isso, vemos nos ensaios estéticos de Merleau-Ponty A dúvida de Cézanne, O olho e o espírito e A linguagem indireta e as vozes do silêncio que ele expressa o que já foi silêncio, torna visível o que se acreditava invisível e se expressa artisticamente questionando a tradição. Então, se revela aqui a integração de perspectivas artísticas e filosóficas sobre a percepção, promovendo uma compreensão ampliada do corpo no mundo sensível, onde a arte não é um complemento da filosofia, mas uma via paralela de acesso ao real, tão legítima quanto.

Abstract: This study intends to show the communication between the life and art of Paul Cézanne and how these prove important to the philosophy of Maurice Merleau-Ponty. For the philosopher, the painter????s works presented an emergent order, revealing nature in its origin and thus constituting a parallel project to his phenomenological thesis of a primordial nature accessed through perception. Cézanne paints this world and more than that, we see in Merleau-Ponty????s aesthetic essays Cézanne????s Doubt, Eye and Mind and Indirect Language and the Voices of Silence that he expresses what was once silence, makes visible what was believed to be invisible and expresses himself artistically by questioning tradition. Then, what is revealed here is the integration of artistic and philosophical perspectives on perception, promoting an expanded understanding of the body in the sensible world, where art is not a complement to philosophy but a parallel path to access the real, equally legitimate.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / filosofia/index.php?dados=20251201810346

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G024 - FILOSOFIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ester Dolores Vilela Fassio e Universidade Federal de Lavras

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