SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Filosofia

Título: UMA INTRODUÇÃO A PAIDÉIA PLATÔNICA DA TRADIÇÃO POÉTICA À EDUCAÇÃO DOS GUARDIÕES NA REPÚBLICA.

Autoria de: Gabriel Carregal

Orientação de: Luiz Roberto Takayama

Presidente da banca: Luiz Roberto Takayama

Primeiro membro da banca: Renato dos Santos Belo

Segundo membro da banca: Arthur Klik de Lima

Palavras-chaves: paidéia, República, justiça, poesia, guardiões.

Data da defesa: 16/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 23/09/2022

Data da publicação: 23/09/2022

Referência: Carregal, G. UMA INTRODUÇÃO A PAIDÉIA PLATÔNICA DA TRADIÇÃO POÉTICA À EDUCAÇÃO DOS GUARDIÕES NA REPÚBLICA.. 2022. 102 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O principal objetivo deste trabalho é o de apresentar, através do recorte de uma trajetória histórica, o que era a educação tal como se desenvolveu ao longo da Grécia Antiga até o pensamento platônico da formação dos guardiões. Tem sobretudo a intenção de enfoque no que era a educação pela poesia, e de que modo ela foi se caracterizando, tendo em vista seu grande representante, Homero. A tentativa de apresentar um panorama tem sua razão de ser para compreendermos, no interior da crítica platônica, a relação deste com a tradição poético pedagógica que o antecedeu. Furtamos, porém, de apresentações exaustivas de todas as etapas históricas, nos limitando apenas a apresentação de alguns recortes que encobrem um tipo de linha argumentativa necessária ao plano final de desenvolvimento de Platão tal como aparece nos livros II e III da República.

Abstract: The main objective of this work is to introduce, through the profile of a historic track, what and how the education was developing in the Ancient Greece till the platonic theory about the formation of guardians. Above all, we have the intention to focus in the education through the poetry, and how it was characterized, in view of his greater exponent, Homer. The attempt to introduce a panorama has its reason to comprehend, inside of platonic critique, his relation with the poetic-pedagogical tradition that preceded him. Although we swipe of exhaustive presentations about every step of that history, limiting it only in few profiles that cover up an argumentative process necessary to the final plan of development of Plato such as it turns up in books II and III of Republic.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / filosofia/index.php?dados=20221201710372

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G024 - FILOSOFIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gabriel Carregal e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo