Título: O CONHECIMENTO NEGATIVO DE DEUS SEGUNDO TOMÁS DE AQUINO
Autoria de: Marcio Adriano da Silva Paulo
Orientação de: Arthur Klik de Lima
Presidente da banca: Arthur Klik de Lima
Primeiro membro da banca: Meline Costa Sousa
Segundo membro da banca: Renato dos Santos Belo
Palavras-chaves: Epistemologia, conversão aos fantasmas, quididade, ente material, ente imaterial.
Data da defesa: 28/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 09/05/2022
Data da publicação: 09/05/2022
Referência: Paulo, M. A. d. S. O CONHECIMENTO NEGATIVO DE DEUS SEGUNDO TOMÁS DE AQUINO. 2022. 73 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O conhecimento intelectual humano, de acordo com Tomás de Aquino no ??tratado sobre o homem??, inicia-se na afecção dos sentidos pelos entes materiais. A tese do filósofo quanto ao conhecimento dos entes materiais é que esse conhecimento ocorre por meio de um processo abstrativo a natureza do ente material (quididade). O modo de operação do intelecto humano evidencia sua necessidade de sempre voltar-se para as representações imaginárias (conversio ad phantasmata). Essa necessidade é apresentada como um direcionamento natural do intelecto. Entretanto, quando se trata do conhecimento dos entes imateriais, surge a problemática como o intelecto humano pode conhecer os entes imateriais se o modo de sua operação, no estado da vida presente, pressupõe a abstração dos fantasmas e que, por sua vez, são provenientes do ente material? É sabido que dos entes imateriais como a alma humana, os anjos e principalmente Deus, como sugere a questão 84 em seu artigo sétimo da Suma Teológica, não há fantasmas para a abstração do objeto próprio do entendimento humano, uma vez que não há neles nenhuma condição material. Ao tratar dessa problemática Tomás de Aquino assume a posição do Pseudo-Dionísio Areopagita, na questão 84 em seu artigo sétimo, segundo qual o intelecto humano não poderia conhecer a Deus senão como causa, ultrapassamento e remoção (tríplex via), e, portanto, indireta e negativamente. A questão 88 da Suma Teológica, que trata do conhecimento dos entes imateriais e superiores segue essa mesma via restritiva. Neste sentido, para a compreensão da problemática propomos investigar o modo do conhecimento humano no que tange os entes materiais ?? que é aquilo que o intelecto humano conhece primeiro ??, para depois investigarmos o modo como é possível ao intelecto humano conhecer os entes imateriais. O procedimento se fundamenta na condição do conhecimento humano para ascender dos entes materiais aos imateriais, que é justamente possibilidade de comparação (per comparationem).
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/55031
Curso: G024 - FILOSOFIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Marcio Adriano da Silva Paulo e Universidade Federal de Lavras
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