Título: A DÚVIDA E A LIBERDADE UM OLHAR PARA A PINTURA DE CÉZANNE SOB A ÓTICA DE MERLEAU-PONTY
Título alternativo: DOUBT AND FREEDOM A LOOK AT CÉZANNES PAINTING FROM MERLEAU-PONTYS PERSPECTIVE
Autoria de: Paula Valaer de Andrade Almeida
Orientação de: Renato dos Santos Belo
Presidente da banca: Renato dos Santos Belo
Primeiro membro da banca: Luiz Roberto Takayama
Segundo membro da banca: Andre Chagas Ferreira de Souza
Palavras-chaves: Palavras-chave Dúvida, Liberdade, Pintura, Cézanne, Merleau-Ponty.
Data da defesa: 25/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 20/12/2021
Data da publicação: 20/12/2021
Referência: Almeida, P. V. d. A. A DÚVIDA E A LIBERDADE UM OLHAR PARA A PINTURA DE CÉZANNE SOB A ÓTICA DE MERLEAU-PONTY . 2021. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Este estudo consiste em identificar aspectos da renovação introduzida pelo primado da percepção tanto na filosofia quanto na pintura, e, para enriquecimento do tema, discorrer sobre a liberdade sob o ponto de vista merleau-pontyano, com aporte na Fenomenologia da Percepção. É nesse mundo da percepção que a arte ocupa seu lugar, sendo um instrumento utilizado para que o artista possa desvendar e revelar suas experiências no mundo e nas relações com o mesmo. Para tanto, nesta revisão de literatura, foi tomado Merleau-Ponty como nosso guia à medida que nos aventuramos no mundo da dúvida de Cézanne - o mundo de um artista considerado esquizoide, que no entanto, revigorou a pintura moderna ao emancipar o olho humano do ataque constante do realismo fotográfico, bem como da limitação final da perspectiva da pintura tradicional. Ao mesmo tempo, fez-se a familiarização com o ??método fenomenológico?? que Merleau-Ponty aplica à arte, um método que acarreta a suspensão de todos os pressupostos e pré-julgamentos baseados e
Abstract: This study consists of identifying aspects of the renovation introduced by the primacy of perception both in philosophy and in painting, and, to enrich the theme, discuss freedom from the Merleau-Pontyan point of view, with a contribution to the Phenomenology of Perception. It is in this world of perception that art occupies its place, being an instrument used so that the artist can unravel and reveal his experiences in the world and in his relationships with it. To that end, in this literature review, Merleau-Ponty has been taken as our guide as we venture into Cézannes world of doubt - the world of an artist considered schizoid, who nevertheless reinvigorated modern painting by emancipating the human eye from constant attack on photographic realism as well as the ultimate limitation of perspective in traditional painting. At the same time, it became familiar with the ??phenomenological method?? that Merleau-Ponty applies to art, a method that entails the suspension of all assumptions and pre-judgments based
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54350
Curso: G024 - FILOSOFIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Paula Valaer de Andrade Almeida e Universidade Federal de Lavras
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