Título: DA DÚVIDA METÓDICA AO ESTATUTO DO COGITO CONSIDERAÇÕES SOBRE AS DUAS PRIMEIRAS MEDITAÇÕES DE DESCARTES
Título alternativo: FROM METHODIC DOUBT TO COGITO STATUTE CONSIDERATIONS ABOUT THE TWO FIRST DESCARTES MEDITATIONS
Autoria de: Jonathan Alvarenga
Orientação de: Joao Geraldo Martins da Cunha
Presidente da banca: João Geraldo Martins da Cunha
Primeiro membro da banca: Emanuele Tredanaro
Segundo membro da banca: Marco Rampazzo Bazzan
Palavras-chaves: História da filosofia, Filosofia moderna, Dúvida cartesiana, Cogito, Epistemologia.
Data da defesa: 29/01/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 01/02/2021
Data da publicação: 01/02/2021
Referência: Alvarenga, J. DA DÚVIDA METÓDICA AO ESTATUTO DO COGITO CONSIDERAÇÕES SOBRE AS DUAS PRIMEIRAS MEDITAÇÕES DE DESCARTES. 2021. 96 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso concentra-se numa análise do método da dúvida e do modo pelo qual é atingida a primeira certeza cartesiana. Nele, busca-se compreender a dúvida cartesiana como um artifício para determinado fim, sendo que tal dúvida, hiperbólica e metódica, é o meio para o alcance de seu fim último, a saber, o cogito, sum. Para tanto, buscamos compreender e contrapor duas das principais interpretações sobre o estatuto do cogito seja como uma intuição inferencial seja como uma espécie de silogismo. Partindo destas considerações, pretendemos mostrar que seu estatuto pode ser melhor entendido como uma ??intuição não inferencial??, uma vez que, assim, evitaremos alguns dos problemas que se colocam para as interpretações anteriores. Para defender esta hipótese, tentamos argumentar que as três interpretações em questão decorrem do modo como cada uma delas lida com a presença ou a ausência da conjunção conclusiva ergo nos enunciados de Descartes sobre o cogito. Dividimos o trabalho em dois capítulos (1) no primeiro, tratamos de reconstruir a estrutura e o movimento argumentativo da Primeira meditação de Descartes e, por meio dela, indicar o alcance do cogito mediante o advento da dúvida metódica e hiperbólica (2) no segundo, passamos para a consideração das interpretações sobre o cogito como um silogismo, como uma inferência e como uma intuição auto evidente. Por fim, de forma complementar, apresentamos, em anexo, uma tradução do artigo de Jaakko Hintikka ??Cogito, ergo sum Inference or Performance??, na medida em que constituiu um texto importante para nosso trabalho, quanto pelo fato mesmo de não haver tradução para nossa língua deste trabalho importante na literatura sobre o tema em questão.
Abstract: The focus of this monograph is the doubth method analysis and how it??s achieved the cartesian first certainty. Here, search understands the cartesian doubt as an artifice to determine end, being that it??s, hiperbolic and methodic, the way to arrieve your last end, this is, the cogito, sum. Therefore, we search to understand and counter two of principals?? interpretations about the cogito statute be like an inferential intuition be like syllogism. Starting with these considerations, we pretend to show that cogito statute can be best understood as ??intuition non-inferential??, once that avoids some of problems that are presented for previous interpretations. To defend this hypothesis, we try to argue that the three interpretations in question stem from the mode how each one of them deals with presence or default of conclusive conjunction ergo in Descartes statements about the cogito. We share the work in two chapters (1) in the first, we tried to rebuild the structure and the argumentative movement of Descartes First meditation and, through it, indicate the range of cogito through the methodic and hyperbolic doubt advent (2) in the second, we move on to consideration of interpretations about cogito how a syllogism, how a inference and how a self-evident intuition. Finally, in a complementary way, we show, attached, a Jaakko Hintikka article, ??Cogito, ergo sum Inference or Performance??, translation, insofar as it constituted a important text for we work, as for the fact of haven??t translation for portuguese these important work in literature on the topic in question.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47496
Curso: G024 - FILOSOFIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Jonathan Alvarenga e Universidade Federal de Lavras
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